Comunidade indígena de São Leopoldo realiza evento de atividades culturais Kairu e Kamé | Universidade Feevale

Comunidade indígena de São Leopoldo realiza evento de atividades culturais Kairu e Kamé

08/04/2022 - Atualizado 08h51min

Ação contará com o apoio da Universidade Feevale

Por Fi Ga

A comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo, realizará o Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé nos dias 28, 29 e 30 de abril. O evento receberá todos os povos da região metropolitana e serra gaúcha, além das comunidades Xokleng, Guarani e Charruas, para um grande momento de confraternização e resgate cultural.

Durante o encontro, acontecerão as olímpiadas indígenas com os jovens e as mulheres Kaingang, o ritual dos pajés sobre a medicina tradicional, palestras, danças indígenas e demais confraternizações. Além disso, durante o evento será produzido um documento pelas lideranças indígenas, focando no reconhecimento e garantia dos direitos dos povos originários do Brasil. A Feevale apoiará o evento com a divulgação e realização de atividades.

Nesta quinta-feira, 7, o vice-cacique, Jeremias Eufrásio, e o conselheiro Antônio dos Santos, representantes da comunidade indígena, estiveram na Feevale a fim de discutir detalhes sobre a atividade. Santos afirmou que a Instituição sempre teve uma relação bem próxima com a Kainkang Por Fi Ga e deseja aproximar, ainda mais, os laços da cultura indígena com a não indígena.

Viemos apresentar o projeto do evento, mas também queremos nos reaproximar da Universidade para outras oportunidades”, ressaltou.

Participaram da reunião, representando a Feevale, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), Fernando Spilki, a coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária, Luciane Iwanczuk Steigleder, e o líder do projeto social Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento, Norberto Kuhn Junior. Spilki destacou que a Instituição valoriza essas relações e promove o diálogo intercultural com a comunidade indígena por meio dos trabalhos de extensão.

No momento que vocês, representantes da aldeia, manifestaram o interesse de vir até a Universidade, fizemos questão de ouvi-los; temos interesse em manter e ampliar as atividades com a Kaingang Por Fi Ga através de ações sociais e culturais”, disse.

Doação coletiva

A comunidade oferecerá alimentação, como café da manhã, almoço e janta, para o público presente – estima-se que cerca de 700 indígenas participarão das atividades. Para custear a realização do evento, a organização está arrecadando valores simbólicos. Interessados em ajudar podem transferir qualquer quantia para a chave PIX 026.231.950-05. Além disso, no dia das atividades, serão aceitas doações de alimentos que serão repassados às famílias da aldeia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.