Coleção para cadeirantes é premiada em concurso de moda inclusiva | Universidade Feevale

Coleção para cadeirantes é premiada em concurso de moda inclusiva

08/12/2021 - Atualizado 09/12/2021 10h

Katia Kayser de Oliveira, autora do projeto, é egressa do curso de Moda da Universidade Feevale

Katia e Finotii

Katia e Finotti durante o desfile. Foto: Angela Reck

A egressa do curso de Moda da Universidade Feevale, Katia Kayser de Oliveira, é uma das premiadas do 8º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva. O prêmio selecionou projetos de toda a região Sul do Brasil, que apresentaram suas coleções de moda inclusiva em um desfile no último dia 3, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC). O 8º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva é promovido pelo Instituto Nação Brasil, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai-SC).

A coleção, pensada para cadeirantes, em um estudo iniciado em 2017 e concluído no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Katia, em 2020, com o projeto intitulado Vestuário adaptado para pessoas com paralisia cerebral (orientado pela professora Regina Heidrich), conquistou o terceiro lugar na premiação. A inspiração para o trabalho veio com a convivência com seu afilhado, Guilherme Finotti, que possui paralisia cerebral. Finotti graduou-se em Sistemas para Internet e concluiu especialização em Engenharia de Software Aplicada para Dispositivos Móveis pela Feevale e, há seis anos, trabalha na área de TI (tecnologia da informação) de um banco. “Esse trabalho exige, por vezes, uma roupa mais social, por isso, desenvolvi uma modelagem para atender ao segmento de moda inclusiva, a partir da identificação das dificuldades e necessidades que as pessoas com paralisia cerebral encontram ao vestir-se”, explica Katia.

Dessa forma, foram produzidos vários looks. “Optei por fazer roupas para ocasiões que exigem um traje entre o casual e o formal, aplicando adaptações na modelagem plana masculina. Também utilizei tecidos com elastano, aviamentos adequados e, também, tecnologias como antimicrobianos e absorventes, tudo visando o melhor conforto, funcionalidade e vestibilidade”, diz a egressa.

premiação

Para Katia, foi maravilhoso apresentar “seus meninos” modelos vestindo os looks. “As pessoas incríveis que conheci me mostraram novamente que uma limitação de movimentos ou uma deficiência física não deve ser barreira pra nada e que todos temos o direito de ser (nesse caso de vestir) o que quisermos, de nos sentirmos pertencentes ao grupo ou a sociedade em que vivemos”, afirma.

Estou muito feliz com o resultado. Desde o início, não me considero concorrente dos demais estilistas, mas participante de uma mostra de trabalhos desenvolvidos com o objetivo de encontrar soluções possíveis a esse segmento de moda, pouco exposto, mas com mercado a ser considerado. Todos que apresentaram suas criações são vitoriosos. Meu sentimento é de gratidão a todos os envolvidos”, completa a egressa.

Na opinião da professora Regina Heidrich, esse prêmio mostra a qualidade do curso de Moda da Feevale e o quanto ele já é reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. “A Kátia está de parabéns! Foi muito bom tê-la orientado, ainda mais com um tema como a diversidade e a inclusão, que é tão relevante e importante no momento em que vivemos”, afirma.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.