Cartilha traz dicas para prevenir lesões por pressão | Universidade Feevale

Cartilha traz dicas para prevenir lesões por pressão

11/03/2020 - Atualizado 10h46min

Material foi desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Feevale, com apoio da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme)

cartilha

A Universidade Feevale está lançando, em parceria com a Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a cartilha Prevenção de lesões por pressão: dicas e cuidados para o dia a dia. O material, desenvolvido por professores e estudantes da Feevale com a finalidade de auxiliar no aprendizado em relação à prevenção de lesões por pressão, apresenta dicas de cuidados preventivos para pessoas acamadas e cadeirantes.

A cartilha reúne informações sobre os cuidados básicos que as pessoas com lesões por pressão devem ter e indica medidas a serem adotadas por seus cuidadores. Segundo a coordenadora do projeto, Jacinta Sidegum Renner, professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, a cartilha é resultado de uma série de ações que foram desenvolvidas junto à Leme e a cuidadores de pacientes com lesão medular.

O esforço e a construção conjunta caracterizam a interdisciplinaridade e a integração entre cursos dos diversos níveis de ensino da Instituição, envolvendo desde estudantes de Iniciação Científica até doutorandos”, ressalta.

A iniciativa de fazer a cartilha foi das alunas bolsistas de Iniciação Científica Camila Lopes (curso de Fisioterapia) e Tcheice Laís Zwirtes (curso de Design), com a colaboração dos demais alunos que integram o Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Além da professora Jacinta, que é doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, e das duas bolsistas, organizaram o material Michele Barth e Magna Birk, respectivamente doutoranda e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, e a estudante de Design Alice Duk de Azevedo.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, destaca a importância do envolvimento dos estudantes e professores da Instituição nesse trabalho e também do apoio da Leme.

A parceria que mantemos com a entidade, que desenvolve seu trabalho de forma gratuita e continuada, contribui para a formação do nosso aluno, trazendo experiências que, muitas vezes, dentro da universidade ou de ambientes hospitalares não são possíveis”, afirma.


O que é lesão por pressão?
É uma lesão que surge na pele quando a pessoa passa muito tempo sentada ou deitada, sem mudar de posição. Ela pode ocorrer em acamados ou cadeirantes. Para prevenir, são necessários alguns cuidados, como: aliviar a pressão (mudar de posição a cada duas horas no máximo, usar almofada no assento da cadeira de rodas etc.), procurar fazer algum tipo de movimentação, atentar para a higiene pessoal (tomar banho diariamente, usar cremes hidratantes, trocar lençóis uma vez ao dia etc.), ter boa alimentação (manter uma dieta rica em ovos, carnes e leite, por exemplo).


Onde acessar o material?
A cartilha pode ser acessada no site da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme): www.leme.org.br

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.