Cartilha traz dicas para prevenir lesões por pressão | Universidade Feevale

Cartilha traz dicas para prevenir lesões por pressão

11/03/2020 - Atualizado 10h46min

Material foi desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Feevale, com apoio da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme)

cartilha

A Universidade Feevale está lançando, em parceria com a Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a cartilha Prevenção de lesões por pressão: dicas e cuidados para o dia a dia. O material, desenvolvido por professores e estudantes da Feevale com a finalidade de auxiliar no aprendizado em relação à prevenção de lesões por pressão, apresenta dicas de cuidados preventivos para pessoas acamadas e cadeirantes.

A cartilha reúne informações sobre os cuidados básicos que as pessoas com lesões por pressão devem ter e indica medidas a serem adotadas por seus cuidadores. Segundo a coordenadora do projeto, Jacinta Sidegum Renner, professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, a cartilha é resultado de uma série de ações que foram desenvolvidas junto à Leme e a cuidadores de pacientes com lesão medular.

O esforço e a construção conjunta caracterizam a interdisciplinaridade e a integração entre cursos dos diversos níveis de ensino da Instituição, envolvendo desde estudantes de Iniciação Científica até doutorandos”, ressalta.

A iniciativa de fazer a cartilha foi das alunas bolsistas de Iniciação Científica Camila Lopes (curso de Fisioterapia) e Tcheice Laís Zwirtes (curso de Design), com a colaboração dos demais alunos que integram o Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Além da professora Jacinta, que é doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, e das duas bolsistas, organizaram o material Michele Barth e Magna Birk, respectivamente doutoranda e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, e a estudante de Design Alice Duk de Azevedo.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, destaca a importância do envolvimento dos estudantes e professores da Instituição nesse trabalho e também do apoio da Leme.

A parceria que mantemos com a entidade, que desenvolve seu trabalho de forma gratuita e continuada, contribui para a formação do nosso aluno, trazendo experiências que, muitas vezes, dentro da universidade ou de ambientes hospitalares não são possíveis”, afirma.


O que é lesão por pressão?
É uma lesão que surge na pele quando a pessoa passa muito tempo sentada ou deitada, sem mudar de posição. Ela pode ocorrer em acamados ou cadeirantes. Para prevenir, são necessários alguns cuidados, como: aliviar a pressão (mudar de posição a cada duas horas no máximo, usar almofada no assento da cadeira de rodas etc.), procurar fazer algum tipo de movimentação, atentar para a higiene pessoal (tomar banho diariamente, usar cremes hidratantes, trocar lençóis uma vez ao dia etc.), ter boa alimentação (manter uma dieta rica em ovos, carnes e leite, por exemplo).


Onde acessar o material?
A cartilha pode ser acessada no site da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme): www.leme.org.br

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.