Cartilha dissemina conhecimentos sobre educação financeira | Universidade Feevale

Cartilha dissemina conhecimentos sobre educação financeira

03/11/2022 - Atualizado 10h59min

finanças

Produzido pela Universidade Feevale, documento pode ser ferramenta para auxiliar parcela da população com dívidas

A última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)*, apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que, em setembro, o total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%, o terceiro aumento consecutivo em 2022. Os números também demonstraram que a proporção de endividados entre os consumidores com renda inferior a 10 salários-mínimos atingiu 80,3%, o maior patamar da série histórica da Peic (que se iniciou em 2010). Outro dado preocupante é o volume de consumidores que atrasaram o pagamento de dívidas: 30%, o maior desde o início da pesquisa.

Neste contexto, a educação financeira é uma das ferramentas que podem auxiliar os consumidores e, a fim de disseminar conhecimentos básicos sobre finanças pessoais, o projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira da Universidade Feevale desenvolveu uma cartilha sobre o assunto. Com uma linguagem simples e exemplos práticos, o documento foi criado por professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Instituição.

A publicação reúne informações básicas sobre controle e planejamento e auxilia o leitor a identificar o seu perfil financeiro. Além disso, o material conta com planilhas e tabelas que podem ser utilizadas na hora da organização das finanças. A cartilha está disponível, de forma gratuita, no link feev.as/cartilhadefinancas.

Atendimentos

O projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira também realiza orientações individuais, que podem ser on-line ou presenciais, as quais podem ser marcadas pelo e-mail projetosustentabilidade@feevale.br. Os atendimentos presenciais acontecem na sala 105 do prédio Azul, no Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo.

*Fonte: www.portaldocomercio.org.br

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.