Biblioteca do Câmpus II da Feevale conta com obra da artista visual Magna Sperb | Universidade Feevale

Biblioteca do Câmpus II da Feevale conta com obra da artista visual Magna Sperb

01/10/2020 - Atualizado 13h04min

Magna e Rafael

Escultura “Cerca Feevale” foi feita especialmente para a Instituição em que a artista realizou sua formação acadêmica

O Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, conta mais uma obra de arte em seus espaços. Trata-se de uma escultura da artista visual Magna Sperb (na foto ao lado com o artista visual Rafael Terra), que possui graduação em Artes Plásticas e duas especializações – em Poéticas Visuais e Processos Híbridos – pela Feevale. Localizada no térreo da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, próximo à escadaria, a escultura de aço carbono oxidado Cerca Feevale recepciona quem entra no espaço. Uma parede foi construída para abrigar a obra, bem como feito um trabalho de luminotécnica para valorizar suas linhas vazadas.

O reitor Cleber Prodanov explica que trazer uma obra de arte para a Biblioteca integra uma iniciativa dessa gestão, que é a de renovar os ambientes dos câmpus com as expressões artísticas dos ex-alunos da Feevale.

Iniciamos esse movimento, por exemplo, com o grafite de Rafael Jung – o Minhoca – no Hub One, no Câmpus II, e, agora, trazemos uma obra de Magna para a Biblioteca. Assim, conseguimos transformar os câmpus em locais com muita arte e valorizar os trabalhos dos nossos egressos”, afirma o reitor.

A ideia de contar com uma obra da egressa surgiu a partir de uma atividade no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em Porto Alegre. Na ocasião, ainda em 2019, era realizada a exposição individual Pele e Sombra, um conjunto de esculturas de Magna. Os acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, liderados pela professora Claudia Schemes e pelo reitor, Cleber Prodanov, que integra o corpo docente do programa, fizeram uma visita guiada pela própria artista.

Magna explica que, com inspiração em tramas, a escultura Cerca Feevale, integrante da série Entrelaçados, é feita com cortes a laser, e permaneceu durante um mês exposta ao tempo para adquirir seu tom alaranjado. “Formada mais de vazios do que cheios, mesmo estática sugere movimento. Seu desenho mistura agressividade e leveza na mesma composição”, diz a artista visual. Para ela, está sendo uma grande emoção e uma honra mostrar uma obra sua na Instituição em que realizou toda a sua trajetória acadêmica.

Sem dúvida, fixar minha arte, aqui, tem um gostinho todo especial: é como voltar em definitivo para casa. Espero que minha arte seja uma inspiração para os criativos e uma agradável surpresa para os alunos quando retornarem às aulas”, finaliza Magna.

SERVIÇO

  • Artista: Magna Sperb
  • Obra: Cerca Feevale 2020, da série Entrelaçados
  • Material: aço carbono oxidado, nas dimensões: 4,80cmx2mx0,20m
  • Ano: 2020
  • Local: térreo Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, localizada no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo
  • Montagem: Magna Sperb, artista visual Rafael Terra e arquiteta Ramona Adam Silveira (Feevale) e equipe

Sobre a artista

Magna Sperb nasceu, vive e trabalha em Novo Hamburgo/RS. Possui especialização em Poéticas Visuais e Processos Híbridos e em Artes Visuais, bem como licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Feevale. Desenvolve sua pesquisa em desenho, pintura, fotografia e escultura. É uma das idealizadoras do Mesa de Arte na Praça, um projeto de ocupação artística contemporânea para formação de público. Desde 2007, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Entre as individuais, destacam-se: Recortes (IAB/RS – Porto Alegre, 2014), Metamorfose (MACRS – Porto Alegre, 2011) e _(Des)Encontros (Usina do Gasômetro – Porto Alegre, 2009). Suas obras fazem parte dos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB/RS). Saiba mais no site www.magnasperb.com.br.

Cerca Feevale

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.