Bando Celta será atração no Intervalo Cultural | Universidade Feevale

Bando Celta será atração no Intervalo Cultural

Foto: Mauro Stoffel
Foto: Mauro Stoffel

Com um figurino celta estilizado e músicas típicas, mescladas às composições próprias, o Bando Celta se apresenta no Intervalo Cultural da Universidade Feevale, na próxima terça-feira, 30 de abril. A atividade, que será aberta à comunidade e também aos alunos, acontece entre 18h30min e 19h30min, na Rua Coberta do Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Na ocasião, também acontecerá a gravação do programa Toca Aí, da TV Feevale. O Intervalo Cultural é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) e coordenado pelo Projeto Movimento Coral Feevale.  A iniciativa visa incentivar apresentações musicais de alunos, egressos, funcionários, professores e de demais pessoas da comunidade que queiram mostrar seu talento musical.

 

História do grupo

A banda tem como data oficial de sua criação o dia 17 de março de 2013, Dia de São Patrício. Mas a pedra fundamental foi bem antes disso. Entre 2006 e 2010, houve um projeto de pesquisa musical, o Tradisons, na Usina do Gasômetro. Lá, surgiu a primeira célula do Bando.

Coordenado pelos músicos Renato Velho (violão, mandola, banjo e vocais) e Caio Haag (vocal e bodhran), o grupo conta, ainda, com Leandro Dias (gaita de foles, flautas e vocal) e Christian Feel (violino e vocais). O Bando se apresenta com figurino desenhado por Margarida Roche. Nos roteiros dos shows, além das genuínas músicas celtas mescladas com composições próprias, versões de músicas brasileiras que dialogam com esse estilo, como Asa Branca, um clássico da cultura nordestina de Luiz Gonzaga, também se fazem presentes.

O Bando Celta lançou dois CDs: Demo Celta (2013) e Bardos (2015), além do DVD Bardos (2015). Em agosto de 2018, lançou um livro, o HQ infantil Os Bardos de Erin que, também, virou uma peça de teatro onde os músicos interpretam seus personagens e que conta com a direção cênica de Camilo Di Lelis. Mais informações podem ser obtidas no site do grupo www.bandocelta.com.

 

Como participar

Para se inscrever para as próximas edições do Intervalo Cultural, os interessados devem mandar um e-mail para intervalocultural@feevale.br, com informações e algum material sobre a banda – fotos, links e vídeos, entre outros. Não é necessário vínculo com a Instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9012.