Avaliação externa atesta qualidade dos resultados liberados pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Feevale | Universidade Feevale

Avaliação externa atesta qualidade dos resultados liberados pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Feevale

30/11/2021 - Atualizado 09h55min

Teste Covid

Realizado pela Controllab, ensaio de proficiência demonstra exatidão de 100% nas análises do SARS-CoV-2 efetuadas pelo laboratório

O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale já realizou quase 60 mil análises de detecção de SARS-CoV-2, analisou em torno de 740 de amostras por RT-qPCR diferencial e sequenciou mais de 330, desde o início da pandemia. Um novo ensaio de proficiência, realizado em outubro, cujo resultado foi divulgado agora, demonstrou que o laboratório obteve 100% de resultados adequados, ou seja, que as análises liberadas são exatas.

Realizado pela Controllab, referência no país em controle de qualidade laboratorial, o ensaio de proficiência clínica avaliou, além do teste de detecção de SARS-CoV-2 por biologia molecular (RT-qPCR), o exame de genotipagem de variantes de vírus, também por RT-qPCR. De acordo com a coordenadora do mestrado em Virologia da Feevale e também do laboratório, Juliane Fleck, a avaliação permite analisar se os fluxos, processos e análises estabelecidos no laboratório estão adequados; realizado periodicamente, assegura a confiabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório avaliado.

Tais resultados são importantes, não apenas para os pacientes, que têm a segurança de receberem o diagnóstico correto, mas também para a equipe do laboratório, pois atestam a qualidade do serviço prestado e o compromisso com a sociedade”, afirma.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.