Após a pandemia, criminalidade vai aumentar, alerta procurador de justiça | Universidade Feevale

Após a pandemia, criminalidade vai aumentar, alerta procurador de justiça

23/07/2021 - Atualizado 11h04min

Fábio Costa Pereira

Fábio Costa Pereira palestrou no Prato Principal desta quinta-feira, 22, que teve apoio máster da Universidade Feevale

Em palestra durante o Prato Principal, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) com apoio máster da Universidade Feevale, o procurador de justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Fábio Costa Pereira, fez um alerta em relação à segurança pública após o fim da pandemia. “Os crimes vão aumentar muito”, disse, no evento que aconteceu nesta quinta-feira, 22.

Na avaliação do procurador, logo após o início da pandemia, crimes como latrocínios, roubos e furtos caíram em boa parte do país por que as pessoas estavam em casa e, portanto, indisponíveis à ação dos predadores de emboscada. Devido à necessidade de manter o fluxo de caixa, as organizações criminosas migraram para outras áreas, como os crimes virtuais, que já geraram prejuízo de R$ 1 bilhão. Somente no Estado de São Paulo, estes crimes já cresceram 265% desde 2020 e, no Rio Grande do Sul, um dos exemplos recentes é o ataque hacker ao sistema do Tribunal de Justiça.

Outro exemplo da mutação que ocorreu na criminalidade é o aumento dos roubos a caminhões no Rio de Janeiro. O procurador disse que, entre 2015 e 2020, foram notificados, no Rio de Janeiro, 352 mil casos de roubos e crimes violentos, mas somente 2% foram apurados. Isso indica que, em 98% deles, os criminosos tiveram sucesso e o estado foi ineficiente para combatê-los.

Pereira afirmou que existem no Brasil, atualmente, mais de 80 tipos de organizações criminosas que não param de ampliar sua atuação para o interior. “Infelizmente, as condições prévias que poderiam interferir no sistema não mudaram, por isso as previsões para o pós-pandemia, com a volta da população à vida normal, não são boas: a sociedade voltará a se encontrar com os seus problemas de segurança pública”, finalizou.

  • Foto: divulgação ACI-NH/CB/EV
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.