Aplicativo Vacinar vence o Startup Teens | Universidade Feevale

Aplicativo Vacinar vence o Startup Teens

06/09/2019 - Atualizado 15h38min

Alunos da Escola Aplicação e do Jovem Aprendiz Feevale apresentaram soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


1º lugar


Vacinar, um aplicativo que possui como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação, trazendo em sua programação um gerenciamento de vacinas, através de uma caderneta virtual e um feed de notícias confiáveis. Essa foi a proposta vencedora do Startups Teens, que na sua terceira edição reuniu estudantes da 2ª etapa do 4º ciclo da Escola de Aplicação Feevale e do Jovem Aprendiz Feevale, que trabalharam para propor soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O pitch final ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 5.

Promovido pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, o programa teve o objetivo de despertar, nos jovens, atitudes empreendedoras, de modo que eles pudessem se iniciar no mundo dos negócios, com mais possibilidades de serem bem-sucedidos. Participaram dessa edição 88 jovens, divididos em trezes grupos. No processo de transformar uma ideia em uma startup, por meio da experiência da condução de uma empresa, os estudantes tiveram a assessoria de 22 mentores.

Essa foi a segunda vez que o Startup Teens teve como foco os adolescentes da Escola de Aplicação. A novidade dessa edição foi a implementação dos participantes do Jovem Aprendiz Feevale na iniciativa. Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o programa prepara os alunos para fazerem a diferença no mercado de trabalho. “Plantamos uma sementinha, para que eles possam fazer diferença no futuro”, ressaltou.

Conforme o reitor Cleber Prodanov a ideia de fazer um programa de formação, principalmente na área de empreendedorismo, focado na Escola de Aplicação, já ultrapassou essa fronteira. “É um programa muito interessante, onde buscamos repassar aos adolescentes essa visão sobre a importância da inovação e do empreendedorismo no mundo. Está conectado com as tecnologias, onde o emprego se transforma e desaparece, surgindo outros tipos de oportunidades, e dá essa conotação de a Feevale ser uma universidade e uma escola inovadora e empreendedora”, destacou.

Ao final da cerimônia de premiação, os integrantes do aplicativo Vacinar estavam eufóricos e emocionados pela conquista. O estudante Gabriel de Mello, 14 anos, líder do grupo, revelou que participar do Startup Teens foi uma experiência incrível. “Sabemos que esse trabalho vai interferir positivamente nas nossas vidas. Esperamos que, agora, nosso projeto vá para frente, pois, com o Vacinar, queremos erradicar muitas doenças, ajudar na saúde da vida das pessoas que estejam passando por alguma necessidade, por falta de vacinas”, disse. A mãe dele, Cheila de Mello, estava orgulhosa do desempenho do filho e de seus colegas. “Eles trabalharam duro, se dedicaram para construir esse projeto. Estamos felizes, porque, a partir daqui, começa uma nova caminhada para todos eles”, pondera.

Os trabalhos premiados

Os estudantes que ficaram em primeiro lugar receberão mentoria do Feevale Techpark, passaporte para o Pílulas da Inovação, além de participarem da próxima edição como mentores Teens. Os que ficaram na segunda colocação receberão mentoria do Feevale Techpark e passaporte para o Pílulas da Inovação, enquanto que os terceiros colocados ganharão mentoria do Feevale Techpark. Os projetos premiados foram os seguintes:

1º lugar: Vacinar

O que é: aplicativo de vacinas. Tem como objetivo notificar o usuário sobre as doenças e a importância da vacinação, por meio de uma caderneta virtual. Contém um feed de notícias sobre o tema, com fontes confiáveis para desmistificar fake news. Alunos: Gabriel de Mello, Ana Laura Kellermann, Juan da Silva Soto, Leonardo Lanzer, Natã Nunes de Lima e Vitória Maria de Senna Morisso.

2º lugar: Biopack

O que é: visa produzir plástico biodegradável, desenvolvido a partir do amido de batata para embalagens e sacolas plásticas. Diferentemente do plástico comum, o material se decompõe no solo em até 20 dias e não agride o meio ambiente. Alunos: Melissa Oliveira Westhauser, Fernanda Zimmer dos Reis, Gabriela Braz Maciel, Guilherme Schmidt, Anelize Kehl.

3º lugar: Bag 2 Move

O que é: empresa que se preocupa com o meio social, tendo duas vertentes: o que é social e o que é sustentável. A ideia é fabricar uma pasta a partir de resíduos do couro, material que seria descartado de forma incorreta no meio ambiente, destinando-a a crianças de baixa renda que não possuem condições ou acesso a material escolar.

Alunos: Keyse Pereira, Larissa Novakoski, José Bertuol, Cristofer Klein Silva, Leonardo Peirot e Denilson Faria da Silva

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.