Atividade reuniu cerca de 100 estudantes da rede municipal de Novo Hamburgo em uma noite de valorização de suas trajetórias
Fernanda Klauck fotografou as estudantes da EJA no estúdio de fotografia da Feevale
Mais do que fotografias, a noite desta segunda-feira, 1º, produziu memórias. Cerca de 100 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Novo Hamburgo participaram de um ensaio fotográfico especial na Universidade Feevale, que transformou histórias de dedicação e aprendizado em registros para serem guardados para sempre.
A atividade integrou o projeto Uma Rede Inteira por Todas as Mulheres e foi realizada em parceria com a Universidade Feevale, por meio do convênio Educação Antidiscriminatória. A iniciativa proporcionou às estudantes uma vivência diferenciada em um estúdio fotográfico profissional, com o objetivo de fortalecer a autoestima, valorizar trajetórias de vida e promover o sentimento de pertencimento.
Os ensaios foram realizados de forma voluntária pela fotógrafa Fernanda Klauck, integrante do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia, com o apoio da equipe do projeto de extensão Cidade Viva e de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Feevale, coordenados pela professora Saraí Patricia Schmidt.
Para muitas participantes, a experiência foi inédita. A estudante venezuelana Elianis Patrícia Valdez Mosquera, 17 anos, contou que a surpresa tornou a noite ainda mais especial. “Fiquei muito feliz porque nunca tinha feito fotos profissionais”, relatou.
Mais do que registrar imagens, a ação buscou reconhecer histórias construídas dentro e fora da sala de aula. Segundo a assessora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fernanda Gisele Soares, a proposta nasceu do desejo de valorizar mulheres que seguem construindo seus projetos de vida por meio da educação, fortalecendo a confiança e o protagonismo de cada estudante.
A dona de casa Maria Gladis Silva Carvalho de Moura, 67 anos, chegou preparada para viver o momento. “Achei o máximo. Me arrumei para vir aqui e sei que vai ser uma bela lembrança”, afirmou. A atividade também incentivou a integração entre estudantes de diferentes escolas da rede municipal. Posteriormente, as fotografias produzidas durante a noite serão entregues para as alunas.
A professora Sarai ressalta que a atividade de fotografar as mulheres em processo de alfabetização só foi possível graças à integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Foi emocionante acompanhar o envolvimento e a sensibilidade dos nossos estudantes, colocando os conhecimentos construídos em sala de aula a serviço de uma ação que valoriza trajetórias de vida marcadas pela coragem de recomeçar. Ver os sorrisos e o brilho no olhar de mulheres de diferentes idades, ao serem fotografadas, nos lembra da potência transformadora da educação. Momentos como esse reforçam ainda mais o compromisso e a responsabilidade da Feevale como universidade comunitária, próxima das pessoas e das suas histórias”, destaca.