Agentes Comunitários de Saúde atualizam conhecimentos para combater o mosquito da dengue | Universidade Feevale

Agentes Comunitários de Saúde atualizam conhecimentos para combater o mosquito da dengue

17/02/2023 - Atualizado 13h09min

atualização dengue

Ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu nesta quinta-feira,16, no Câmpus II da Universidade Feevale

Agentes Comunitários de Saúde de Novo Hamburgo participaram, nesta quinta-feira, 16, de uma capacitação que visou atualizar seus conhecimentos para ajudar a população a agir preventivamente contra o mosquito Aedes aegypti. A 2ª Atualização sobre Dengue para Agentes Comunitários de Saúde, organizada pela Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o projeto de Combate e Prevenção à Dengue da Universidade Feevale, ocorreu no Salão de Atos do Câmpus II da Instituição.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, proferiu uma fala na abertura do evento.

A prevenção à dengue e outras doenças transmitidas por mosquito exige um esforço coletivo: as atitudes de cada família e o cuidado em cada domicílio são fundamentais. Por isso, a atuação dos agentes de saúde e sua capacitação são tão importantes. É uma honra que possamos sediar esse evento e manter ações conveniadas com o município para o controle do Aedes aegypti”, afirmou Spilki.

“Estamos intensificando cada vez mais as ações de prevenção contra a dengue junto à comunidade. É importante que a população possa entender a importância da ação de prevenir, estando disposta a ser parceira dos nossos agentes, dando acesso, quando necessário, aos profissionais às suas residências”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Vânia Horbach. “São eles que possuem acesso às residências e que melhor conhecem as comunidades e territórios onde estão inseridos”, completou.

Cerca de 130 profissionais se qualificaram em uma ação que faz parte do Plano de Contingência contra Dengue em Novo Hamburgo, que busca preparar e desenvolver ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, principalmente a dengue. Todos os agentes comunitários de saúde foram chamados para a ação planejada pelo Comitê Municipal de Arboviroses. Os agentes de saúde e de combate à endemia, além da equipe técnica de aplicação do inseticida, realizam as visitas técnicas devidamente identificados.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.