16/10/2012 - Atualizado 13h42min
No ano de aniversário, Agência promove mudanças que agilizam o atendimento
Neste ano, a Agência de Talentos da Universidade comemora dez anos. Ela iniciou como um projeto em 1999, sendo implantada em 2002, a partir da necessidade de oferecer aos alunos um serviço que os pusesse em contato com as empresas da região. Hoje, a Agência de Talentos possui cerca de 20 mil currículos e mais de 5.500 empresas cadastrados. São, aproximadamente, 1.500 estágios não obrigatórios administrados pela Agência que, neste ano de comemoração, facilita ainda mais o atendimento ao aluno.
Desde o final de setembro, o atendimento presencial da Agência de Talentos – como entrega e retirada de contratos, documentação para estágio, entre outros serviços – está sendo feito no Atendimento Feevale, nos dois campus. Todas as informações relativas às oportunidades disponíveis de estágios não obrigatórios, programas de trainee, empregos, bolsas de extensão e iniciação científica, podem ser obtidas no Atendimento, o que proporciona maior comodidade aos alunos, egressos e comunidade.
Entre as vantagens dessa mudança, está a ampliação do horário de atendimento, se comparado à situação anterior, quando atendimento era feito na Agência de Talentos. No Campus I, o Atendimento funciona, de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min e, aos sábados, das 8h às 12h. Já no Campus II, o horário é das 8h às 22h15min e, aos sábados, das 8h às 12h. Outra vantagem da mudança do local de atendimento é o aumento do número de atendentes. Mais uma das facilidades é a solicitação de documentos de um campus para outro via malote, serviço que pode ser solicitado em qualquer um dos guichês de atendimento.
A Agência de Talentos passa a ter sua sede administrativa na sala 300E do prédio Lilás, localizada no terceiro andar. De acordo com a coordenadora Débora Leite, a Agência terá foco na orientação profissional ao aluno. “Os acadêmicos que tiverem dúvidas quanto ao mercado de trabalho poderão nos procurar, pois poderemos dar esse atendimento individual a eles”, explica Débora. Entre as dúvidas que poderão ser respondidas diretamente na Agência, estão: atendimentos dos estagiários internos da Instituição; esclarecimentos sobre a legislação; dúvidas quanto ao teor do Termo de Compromisso de Estágio; e atendimento a empresas, órgãos públicos e agentes de integração.
Para quem iniciou no mercado de trabalho por meio da Agência de Talentos, fica a certeza de que a experiência em estágio é absolutamente necessária para a formação profissional. Para Priscila Mathias Rosa, que iniciou a carreira como jornalista por meio de dois estágios, encaminhados pela Agência de Talentos – um na TV Feevale e outro na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo -, quem busca estágios chega no mercado mais preparado. “Se hoje trabalho na área é muito em função de ter adquirido experiência no mercado ainda enquanto era estudante”, afirma.
Sistema: facilidade para as empresas e para os acadêmicos
O sistema atual – www.feevale.br/talentos - possui recursos que possibilitam, às empresas, cadastrar suas vagas de emprego, estágio e programas de trainee, além de dispor de ferramentas de pesquisa de currículos de alunos e graduados da Feevale. Para os alunos, é possível o cadastramento do currículo no banco de dados da Agência de Talentos, além da possibilidade de informar-se sobre as vagas divulgadas por empresas da região. O processo de seleção dos currículos é realizado pelas empresas ou instituições sem qualquer interferência da Agência de Talentos, pois seu papel é propiciar a aproximação entre alunos e mercado de trabalho, de forma ágil e estimulando a proatividade de ambas as partes.
Breve histórico
2002 – .Com – Ponto de Integração Comunitária: começou com 300 currículos cadastrados
2007 – Central de Estágios: 5.500 currículos cadastrados
2012 – Agência de Talentos: atualmente, conta com, aproximadamente, 20.000 currículos cadastrados. O atendimento é facilitado, sendo concentrado no setor de Atendimento Feevale.
Elas já coordenaram o setor
Lisiane Machado De Oliveira Menegotto
“Em 2002, recebi o desafio do então Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Luiz Fernando Framil, de montar uma equipe de trabalho para administrar os estágios da Feevale e de outras unidades concedentes. Fiquei com a incumbência de criar a Central de Estágios, concebendo-a como um agente de integração de estágio e como um órgão que também tinha a função de zelar pelo cumprimento da lei de estágio, estando alinhado aos princípios da nossa IEs. No início, não foi fácil, uma vez que o estágio ainda é concebido, em muitos locais, como mão de obra barata, o que fere diretamente o seu caráter de aprendizagem. O trabalho foi crescendo e a Central de Estágios e Agência de Talentos precisou contar com uma equipe maior. Essa experiência foi muito enriquecedora para todos nós, que passamos pelo setor.”
Haide Maria Hupffer
“A Agência de Talentos da Feevale cresceu muito nos últimos anos. É visível a preocupação em inserir o aluno no mercado de trabalho, possibilitando ao mesmo novos espaços de aprendizagem. Por outro lado, a empresa tem na Agência de Talentos um parceiro estratégico para descobrir novos talentos. Hoje, o estágio é a porta de entrada nas organizações, e a Agência de Talentos possibilita espaços diferenciados e em todas as áreas de conhecimento para o acadêmico.”
Palavra da coordenadora, Débora Leite
“A Agência de Talentos, após 10 anos, atinge um reconhecimento importante na Instituição e diante os alunos. O mercado de trabalho mudou e temos que acompanhar tais mudanças. A aproximação dos alunos e dos graduados com o mercado de trabalho será intensificada com a ampliação dos serviços e o foco no atendimento diferenciado, tanto estes, como também para empresas, órgãos públicos e profissionais liberais. Para 2013, já prevemos novos serviços e um relacionamento mais pontual com os nossos alunos e graduados, além de eventos e oficinas voltados para o mercado de trabalho.”