Ação na orla do Guaíba conscientiza a população sobre cuidados com a saúde no verão | Universidade Feevale

Ação na orla do Guaíba conscientiza a população sobre cuidados com a saúde no verão

13/12/2022 - Atualizado 17h46min

Atividades foram realizadas no último sábado, 10, pelo Hospital Mãe de Deus e Universidade Feevale

foto

Para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde durante o verão, o Hospital Mãe de Deus realizou, em parceria com a Universidade Feevale, a Blitz da Saúde - prevenção ao câncer de pele. A atividade, alusiva ao Dezembro Laranja, aconteceu no trecho 3 da orla do Guaíba, em um dia de calor intenso.

foto

Em tendas instaladas entre as quadras 21 e 22, especialistas do Mãe de Deus e professores e estudantes da Feevale esclareceram dúvidas da população sobre uso do protetor solar, horário adequado de exposição ao sol e diferenças na proteção de crianças, adultos e idosos, entre outras. Além disso, foram oferecidas quick massage, aferição de pressão e avaliação de composição corporal (bioimpedância).

A Universidade Feevale esteve representada por professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Odontologia e Medicina. Durante a atividade, houve a distribuição de protetores solares, produzidos pelo curso de Farmácia, e orientação sobre a forma correta de uso. Também falaram sobre as formas de prevenção sobre o câncer labial e de pele, assim como a promoção de exercícios, como alongamentos e testes funcionais.

O porto-alegrense Derex Alexandre de Oliveira, 53 anos, foi um dos que participaram das ações promovidas pelo Hospital Mãe de Deus e pela Feevale. Segundo ele, a participação em eventos como este são importantes para “educar e incentivar as pessoas a cuidarem da sua saúde e praticarem atividades físicas, com a orientação de profissionais capacitados”.

Para Caren Mello Guimarães, diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Feevale, o evento mostra a preocupação da Universidade com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Participar com nossos cursos da área saúde em ações como esta mostram o quanto a Feevale é engajada nas comunidades nas quais atua. A iniciativa teve como objetivo orientar a comunidade sobre esse tema, que muitas vezes não tem o devido cuidado pela população”, enfatiza.

Para Clayton dos Santos Moraes, diretor de operações do Mãe de Deus, a Blitz da Saúde consolida a entidade e consagra o trecho 3 da orla do Guaíba como um espaço de prevenção.

foto

A gente sai das paredes do hospital e se junta à comunidade para falar de saúde. Com esta parceria com a Feevale conseguimos abraçar ainda mais a sociedade gaúcha e continuar promovendo a saúde e levando informação a todos que passam por este local”, destaca.

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, representando 33% dos casos, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O mais comum é o do tipo não melanoma. Mais letal, o melanoma costuma ser bem menos frequente. Dezembro tem sido um período em que campanhas alertam para as principais formas de prevenção. “Se descoberto precocemente e tratado, o câncer de pele tem cura. Pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade devem ficar mais atentas quando expostas ao sol. Independentemente da cor de pele, todos devem atentar à exposição ao sol e às queimaduras solares”, finaliza a professora Caren Mello Guimarães.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.