Acadêmicos da Feevale representarão a Instituição em campeonato mundial na França | Universidade Feevale

Acadêmicos da Feevale representarão a Instituição em campeonato mundial na França

22/05/2020 - Atualizado 15h59min

Time FarmTwizy venceu etapa nacional do desafio Renault Twizy Contest 2020

farm

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de estudantes da Universidade Feevale venceu o desafio Renault Experience. A equipe FarmTwizy é formada por acadêmicos de diversos cursos da Instituição, que participaram do Twizy Contest 2020, uma iniciativa global da Renault para incentivar estudantes a inovar, em cima do conceito de eletromobilidade, a partir do modelo Twizy. Eles venceram, na final, estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo.

Os participantes, que foram orientados pelos professores Juan Almada e Fabiano Nunes, tiveram a ideia de desenvolver o FarmTwizy, um veículo elétrico que traz para o mercado do agronegócio uma solução inovadora, com o propósito de aumentar a produtividade na agricultura. Além disso, de maneira inteligente, o produto proporciona mobilidade e gestão da lavoura. Com tecnologia moderna e de forma sustentável, o veículo oferece, ao agricultor, ferramentas para análise de solo, análise foliar e monitoramento visual de toda plantação, auxiliando-o no combate a pragas e orientando-o nas ações necessárias para obter os melhores resultados.

Vinicius Wilbert, líder da equipe, graduado em Design pela Universidade Feevale, afirma que o objetivo do grupo era construir um legado, a partir das ideias propostas, para trazer bem-estar para a vida das pessoas. "Tivemos a honra de conquistar esse prêmio e estamos muito felizes por conseguir não só entregar uma ideia inovadora, mas atingir o nosso propósito, que é impactar a vida das pessoas por meio da mobilidade e da tecnologia”, explica. “Cada etapa desse projeto foi desafiadora, tanto pessoal quanto profissionalmente. Aliamos nossas características e habilidades em uma multidisciplinaridade e tivemos, desde o início, uma paixão para esse projeto acontecer. Conduzimos tudo com muita gestão e organização, pensando não apenas em vencer, mas alcançar nosso objetivo de impactar a vida das pessoas e trazer benefícios para o Brasil e para o mundo”, completa.

carro

Niklaus Lauxen, acadêmico do curso de Engenharia Eletrônica, diz que a experiência proporcionada pelo desafio foi a melhor possível.

Montamos a equipe na Universidade Feevale, com a orientação de alguns professores, a partir do exemplo da OrniTwizy, campeã da edição 2019, que fez com que conhecêssemos o desafio. Não tínhamos muito contato com o mercado do agronegócio, por isso, conversamos com muitas pessoas para entender como poderíamos oferecer uma solução a fim de auxiliar esse segmento. Evoluímos e aprendemos muito durante esse desafio e, com certeza, esse é um dos legados que levamos desse programa”, relata.

“Viemos de um primeiro ano de participação nesse concurso, em que a Feevale teve êxito com a OrniTwizy, em 2019. Dessa vez, com a bagagem que adquirimos no ano anterior, tivemos uma expertise interessante para orientar esse novo grupo para o desafio. Cada vez mais, queremos criar um ambiente criativo e de inovação. A Feevale torna-se um expoente dentro dessa ideia de automobilismo e soluções multidisciplinares. A Universidade só tem a ganhar como instituição, mostrando que os seus cursos formam excelentes profissionais”, complementa o professor Juan Almada. A equipe é composta por Lauxen, Wilbert, Gustavo Siebel, do curso de Engenharia Eletrônica, Elienai Josias, do curso de Engenharia Mecânica e técnico na Oficina Tecnológica da Feevale, e Paulo César Junior, do curso de Engenharia de Produção.

Viabilizado pela Diretoria de Inovação e pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), por meio do Centro de Design da Instituição, os estudantes desenvolverão um protótipo em um Renault Twizy. Os alunos também receberão mentorias e conteúdo para desenvolver a ideia vencedora e representar o Brasil no Challenge Twizy Contest Global da Renault, que acontecerá na França, com data ainda a confirmar.

Para o diretor do ICCT, João Batista Mossmann, é imensamente gratificante ver, novamente, acadêmicos da Feevale vencendo este desafio.

A Universidade tem esse espaço de troca de formações, investigação, inovação e conhecimento. Além disso, a Instituição auxilia os estudantes na experimentação, no empreendedorismo e no desenvolvimento de produtos inovadores, fazendo com que eles se destaquem ao longo da trajetória de formação”, destaca.

A diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, ressalta a importância de ter mais uma turma levando o conhecimento da Universidade para fora do país.

Isso mostra que estamos no caminho certo, com toda a reestruturação curricular que fizemos dentro dos cursos da Universidade com o Feevale Way, trazendo empresas para dentro da sala de aula e fazendo com que os acadêmicos tenham experiência com cases reais. Acredito que eles vão nos representar muito bem na França e esperamos que consigam ultrapassar mais essa etapa, pois acreditamos muito no potencial dos nossos alunos”, finaliza.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.