Acadêmicos da Feevale avaliam trabalhos na Femitec | Universidade Feevale

Acadêmicos da Feevale avaliam trabalhos na Femitec

Evento realizado pela SMED contou com apoio da Proppex

Femitc

Uma experiência diferente da sala de aula. Ao invés de ser avaliado, avaliar. Assim foi a quinta-feira,12, para cerca de 170 acadêmicos da graduação e dos programas de pós-graduação da Universidade Feevale. Durante todo o dia, os estudantes da Instituição estiveram avaliando os 170 trabalhos, desenvolvidos e apresentados por alunos da educação básica da rede pública de ensino de Novo Hamburgo, na 7ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femitec), que aconteceu na Fenac.

A Feira, promovida pela Secretaria de Educação (SMED), visa à difusão e promoção da pesquisa e da investigação científica. A Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), também esteve envolvida na organização do evento, que contou com a participação de 686 alunos das 86 escolas municipais. Dos trabalhos avaliados, 30 serão selecionados para a Mostratec Junior.

Para o professor Rodrigo Staggmeier, da Assessoria de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Proppex, a Femitec é um instrumento impulsionador de jovens cientistas.

“Possibilita a alunos do ensino fundamental e médio, que pesquisem e se inteirem de assuntos muitas vezes complexos, ampliando os seus conhecimentos e sua visão de mundo. A partir dessas feiras, nas quais os alunos buscam responder questões, surgem novas perguntas, que movimentam novas pesquisas” destaca.

Segundo ele, a participação dos acadêmicos da Feevale como avaliadores dos trabalhos promove uma troca de experiências e aprendizagens, que encantam os jovens e possibilita a formação de futuros pesquisadores.

Durante o evento, pude observar a alegria e atenção dos avaliadores ao conversarem com os apresentadores, cada um de uma maneira trazendo seu conhecimento, e um complementando o outro. O aluno da rede pública vai para casa contente e estimulado por ter apresentado o trabalho, pensando na possibilidade de um dia chegar ao ensino superior e expandir suas pesquisas, enquanto o avaliador irá para casa lembrando de sua infância e adolescência. O impacto vai além da pesquisa, é um impacto humano, que transforma cada um de uma forma única”, enfatiza.

13/09/2019 - Atualizado 18h11min
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais