Acadêmico de Design desenvolve mochila ecológica em apoio a imigrantes e refugiados | Universidade Feevale

Acadêmico de Design desenvolve mochila ecológica em apoio a imigrantes e refugiados

06/08/2018 - Atualizado 15h13min

Felipe Machado teve a ideia de realizar a Refugibag durante sua participação no desafio “Red Bull Can You Make It?”
 
O estudante do curso de Design da Universidade Feevale, Felipe Machado, desenvolveu uma mochila ecológica funcional em apoio a refugiados e imigrantes, intitulada como Refugibag. O projeto contou com o auxílio do professor da Instituição, Bruno Rosselli. A ideia surgiu durante a participação de Machado na competição Red Bull Can You Make It?, em abril. Durante o desafio, o acadêmico conheceu refugiados da Síria, do Líbano e imigrantes do Senegal e do Haiti e percebeu as dificuldades que enfrentavam.
 
“O protótipo que desenvolvemos já aponta para um caminho que mostra ser possível resolver esse problema. Não se trata simplesmente fazer uma mochila com material reciclado, ela tem todo um conceito por trás e queremos ser fiéis a isso. Então, antes de colocá-la na mão do nosso consumidor final, que seriam os refugiados, estamos pensando em como podemos agregar recursos para deixá-la mais segura e resistente. Queremos aproveitar essas características para desenvolver a melhor mochila possível, para que, de fato, seja relevante para quem irá recebê-la”, disse Machado.
 
A Refugibag tem menos de 200g e foi desenvolvida e pensada na sustentabilidade. Nas laterais, a mochila possui suportes para transporte de alimentos enlatados e água; a aba superior é um travesseiro portátil preenchido com isopor reciclado; e nas alças frontais, ícones ajudam na comunicação em países onde o idioma é desconhecido, isto é, o usuário só precisa apontar para o ícone na hora de se comunicar. Além disso, será doado um kit de canetas permanentes para que crianças possam customizar suas mochilas. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.