
Em maio, o acadêmico do curso de Direito da Universidade Feevale, Jéferson Alexandre Rodrigues, recebeu menção honrosa na XXIV Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica 2017. Orientado pela professora Haide Maria Hupffer, ele apresentou o trabalho Sociedade de risco e o princípio responsabilidade: por uma ética em defesa das gerações futuras, na área de Ciências Sociais aplicadas.
O artigo, que é uma evolução do trabalho Hans Jonas e o princípio responsabilidade frente aos malefícios das novas tecnologias, apresentado pelo acadêmico em um evento na Fundação do Ministério Público (FMP), no ano passado, aborda questões de ética e moral, com base na revolução que as nanotecnologias causam no mercado tecnológico. “Existem incertezas que permeiam a produção das nanotecnologias em escala global. Com base na pesquisa que realizei, trago uma linha de pensamento que diverge da contemporaneidade, levando em conta que as nanotecnologias não se preocupam com questões básicas de prevenção e precaução”, falou o acadêmico.
Apresentação da pesquisa em outubro
Baseando-se na escassez de estudos e regulamentações jurídicas sobre nanotecnologias, a pesquisa terá prosseguimento com o trabalho intituladoNanoética: a necessidade de respaldo jurídico frente à incipiência dos estudos acerca de nanotoxicologia e nanotoxicidade. A pesquisa, que será apresentada no XXIX Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em outubro, será uma concepção da necessidade de se pensar em nanoética, visto que há uma diferença entre pesquisas de produção na área de nanociência e as pesquisas sobre nanotoxicologia e nanotxocidade.