A problemática dos refugiados, agravada pela pandemia e questões ambientais, é tema de livro | Universidade Feevale

A problemática dos refugiados, agravada pela pandemia e questões ambientais, é tema de livro

18/03/2021 - Atualizado 16h24min

Obra é de autoria do professor da Universidade Feevale André Rafael Weyermüller

Livro

O professor e pesquisador André Rafael Weyermüller, do curso de Direito da Universidade Feevale, lançou, neste mês, a segunda edição do livro Refugiados na Alemanha: História, Direitos Humanos e Adaptação. A obra traz a política de acolhimento à imigração da Alemanha, e debates a temas relacionados aos refugiados ambientais e climáticos que associa as mudanças climáticas aos problemas humanitários, com visão ampliada para a realidade pandêmica

O livro aborda a história da Alemanha no século XX e revisita fatos históricos relevantes não só para o país, mas para o mundo. O centro da pesquisa está na história do país europeu devido ao processo de assimilação de refugiados iniciado em 2015, quando ocorreu a crise humanitária provocada, sobretudo, pela guerra civil na Síria.

Com o advento da pandemia no ano passado, o foco da sociedade mudou e não está mais nos refugiados. Porém, Weyermüller destaca que os velhos problemas do mundo continuam se reproduzindo, somados aos problemas causados pelo vírus e de que milhões de pessoas estão experimentando mais privações, se não bastasse toda miséria e exclusão que já sofriam.

Segundo ele, temas políticos ultrapassados ganham força nessa realidade de crise e acrescentam ainda mais incertezas quanto ao futuro.

Economias combalidas reacendem questões raciais e históricas prejudiciais ao processo de assimilação de refugiados e a universalização dos Direitos Humanos”, destaca. “Nesse sentido, essa segunda edição procura recolocar em discussão esses assuntos e divulgar amplamente essas questões, para contribuir para a busca de soluções a todos esses problemas”, complementa.

Publicada pela Appris Editora, a obra pode ser encontrada no site www.editoraappris.com.br.Além desse espaço, o livro também é comercializado em marketplaces e livrarias.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.