Dicas para Processos Seletivos | Universidade Feevale

Dicas para Processos Seletivos

Orientações para melhorar seus resultados

As primeiras impressões causadas pelo candidato no contato inicial com a empresa e o entrevistador costumam ser determinantes do mesmo manter-se no processo de avaliação. É IMPORTANTE tomar todos os cuidados possíveis com sua aparência pessoal, linguagem verbal e corporal.

Entre os procedimentos de avaliação estão:

Dinâmicas de grupo: Visam avaliar e perceber os candidatos em contexto de grupo. Através de simulações, jogos, entre outros, que aparentemente nada tem a ver com a função, porém avaliam dados de perfil dos participantes como criatividade, adaptabilidade, relacionamento e postura pessoal, entre outros. Agir com naturalidade e contribuir para os resultados do grupo são essenciais.

Testes psicológicos: Tem por objetivo avaliar os participantes em diversos aspectos da personalidade, habilidades, inteligência de modo geral. Podem ser aplicadas uma ou mais baterias de testes. A atenção e honestidade nas respostas a estes são fundamentais.

Testes específicos ou provas técnicas: Testes escritos de conhecimentos gerais ou relacionados à atividade que irá desenvolver são usados por algumas empresas, não necessariamente para estagiários.

Provas práticas: Também podem ser aplicadas visando avaliar o domínio no uso do computador, calculadoras, entre outras.

Provas situacionais: São constituídas por situações-problema, questões relacionadas à rotina do exercício profissional, onde os participantes devem posicionar-se apresentando soluções para as situações apresentadas.

Entrevista: Você poderá passar por mais de um tipo de entrevista e em setores diferentes. No contexto individual ou em grupo, envolvendo um ou mais entrevistadores/observadores. Nas entrevistas em grupo, o tempo dado a cada participante para apresentar-se é menor, sendo a objetividade e a clareza da comunicação ainda mais necessárias. As perguntas costumam ser abertas, do tipo “fale-me de... seu interesse pela empresa...". Por isso é importante refletir sobre o que se vai falar e manter o equilíbrio.

É importante ter claras as respostas quanto a:

Seus objetivos e expectativas em relação ao estágio/cargo, a empresa e aos seus objetivos de vida em geral (estudos, vida pessoal e profissional).

Não há necessariamente uma ordem de assuntos a serem abordados, entre eles:

Conhecimento profissional: Para quem ainda não trabalhou ou estagiou, os motivos da escolha do curso atual, os interesses e preferências por certas atividades e ambientes de trabalho serão avaliados. O que você está buscando na empresa/estágio deve ser expresso. É importante relacionar as qualidades que possuí com as qualidades necessárias para ser bem sucedido no contexto de trabalho. Lembre-se: ter argumentos e exemplos das habilidades e conhecimentos que possuí, contam pontos positivos na percepção do avaliador.

Contexto educacional: Ao ser questionado sobre o assunto, tenha em mente uma avaliação crítica sobre a escolha e o aproveitamento do(s) curso(s) realizado(s). Lembre-se: estudar e se autodesenvolver é questão de sobrevivência no mercado de trabalho.

Contexto familiar: O meio familiar exerce grande papel na formação do caráter, da motivação e do interesse dos indivíduos. Por isso será solicitado que fale a respeito.

Relacionamento social: O objetivo é verificar se o ambiente social que frequenta é condizente com o cargo pretendido e o seu nível socioeconômico. Participa-se de atividades recreativas e culturais; o grau de sua necessidade e predisposição para o convívio em grupos.

Auto percepção: É comum ser feito o questionamento sobre sua personalidade. Pontos fortes e pontos a melhorar. Lembre-se: Seu autoconhecimento poderá refletir seu grau de maturidade e preparo para assumir as responsabilidades do trabalho/estágio em questão.

Saúde: A verificação de seu estado físico é necessária, pois há ambientes de trabalho com condições insalubres e atividades profissionais que favorecem determinadas “doenças profissionais”.

Pretensão salarial: Para estágio e cargos iniciais é comum os valores de bolsa auxílio/salário serem pré-estabelecidos pelas empresas. Deixe que esta questão seja abordada pelo entrevistador. Atribua a sua pretensão de acordo com suas necessidades pessoais, o porte da empresa, o trabalho que vai desempenhar, a experiência que possuí, bem como os benefícios oferecidos e o salário de mercado.

Dicas Importantes:

Antes da entrevista
  • É importante ter informações a respeito da empresa (tamanho, produtos e serviços, situação financeira...).
  • Chegar com 15 minutos de antecedência. Não é só uma questão de pontualidade, mas de oportunidade para familiarizar-se com o ambiente, observar o clima e a cultura da empresa e aproveitar também para respirar e relaxar.
  • Mantenha o celular e/ou outros aparelhos eletrônicos desligados.
  • Use roupas adequadas à oportunidade.
  • Seja discreto(a) com decotes, perfumes, acessórios e maquiagem.
  • Evite chicletes e balas.

Durante a entrevista ou qualquer outra etapa do processo seletivo
  • Aja com naturalidade, mantenha a calma.
  • Faça bom uso da sua atitude corporal.
  • Responda atentamente às perguntas de forma objetiva e honesta.
  • Seja autêntico e natural: SEJA VOCÊ MESMO.
  • Prepare-se para redigir ou conversar sobre atualidades no mundo e no país.
  • Valorize os aprendizados de outros estágios, trabalhos voluntários, intercâmbios e esportes. 
  • Lembre-se não há respostas prontas ou “formulas mágicas” que garantam a conquista de uma vaga de estágio ou de emprego. Há o conjunto dos fatores que você apresentará durante o processo seletivo que estará compatível, e de objetivos que estarão sintonizados com a empresa contratante.

Após a entrevista
  • Faça uma análise de como você se saiu. É uma forma de melhorar seu desempenho em novos processos de que participar.

CONFIE NO SEU POTENCIAL!
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.