Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental | Universidade Feevale

Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental

O projeto tem como objetivo capacitar professores no desenvolvimento de práticas educacionais que visem a integração da comunidade escolar nas diferentes problemáticas envolvendo o meio ambiente e o gerenciamento de seus recursos. Para tanto, serão desenvolvidos materiais didático-pedagógicos com a participação de docentes das escolas municipais pertencentes aos municípios que integram a Bacia Hidrográfica dos Sinos.

As atividades serão desenvolvidas por meio de metodologias ativas, fomentando ações de formação continuada nas escolas da região. Os temas dos workshops serão organizados em módulos: água, solos, resíduos, energia e biodiversidade. Os docentes serão instrumentalizados para atuarem como multiplicadores de ações que promovam boas práticas ambientais, garantindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, contribuindo para a promoção de estratégias e projetos mais efetivos na Comunidade Escolar, visando o bom uso dos recursos naturais. Os docentes das escolas contribuirão com suas vivências, ideias e questionamentos na confecção dos materiais didáticos que serão distribuídos para as Secretarias de Educação dos municípios participantes. Através dos professores das escolas municipais, as ações receberão sugestões da comunidade escolar, incluindo os saberes populares nas problemáticas abordadas. Estas ações servirão para auxiliar na aquisição de conhecimentos e sensibilização em relação às questões ambientais.
Banner central - Objetivos

Objetivos

Objetivo geral

Desenvolver práticas educativas visando a promoção e a incorporação de uma atitude socioambiental e a ampliação da consciência ambiental da comunidade.

Objetivos específicos

  • Capacitar e instrumentalizar os professores das escolas municipais selecionadas, através de workshops, para desenvolver práticas educativas visando o desenvolvimento de uma aprendizagem sistematizada e significativa;
  • Promover um Painel de socialização de práticas socioambientais entre os professores das redes municipais de ensino e Universidade para relatar e divulgar os resultados obtidos, após a conclusão dos workshops;
  • Desenvolver materiais didáticos em educação e gerenciamento ambiental com ênfase na problemática ambiental local, divulgando-os em meios eletrônicos e físicos;
  • Proporcionar espaços de socialização e reflexão da comunidade acadêmica sobre as questões ambientais em eventos na Feevale.

Banner central - Oficinas e Atividades

Oficinas e atividades

  • Módulo água: são trabalhadas as questões referentes a poluição, contaminação e conservação dos mananciais, a economia e a captação de água e, ainda, a biodiversidade de flora e fauna aquática, bem como aspectos gerais das matas ciliares.
  • Módulo solo: são tratados aspectos do uso e ocupação dos solos, degradação, contaminação, erosão e conservação.
  • Módulo resíduos: são trabalhados assuntos sobre a separação e tratamento, reciclagem, disposição adequada e utilização dos resíduos orgânicos na compostagem.
  • Módulo energia: as formas alternativas de energia e consumo consciente, efeitos das formas convencionais do uso de energia.
  • Módulo biodiversidade: importância da manutenção da biodiversidade, causas e efeitos da redução da biodiversidade e espécies da flora e fauna ocorrentes na região.

banner central - Instituições Parceiras

Instituições Parceiras

No ano de 2017, as parcerias no projeto acontecem com as Secretarias de Educação e Cultura dos seguintes municípios:
  • Ivoti;
  • Estãncia Velha;
  • Taquara.

Banner central - Novidades e eventos

Novidades e Eventos

Últimas atividades promovidas pelo Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental:
  • Workshop do Projeto Promoção de Práticas em Gerenciamento Ambiental (Rede Municipal de Ensino de Taquara)