
- 5 núcleos de trabalho (Canudos, Redentora, Roselândia, Boa Saúde e Santo Afonso);
- 2X p/ semana com duração de 75 minutos por turma no contra-turno escolar;
- A seleção dos alunos é realizada pelas escolas públicas parceiras do Projeto, entre outras entidades, respeitando os seguintes critérios: condição socioeconômica, gosto esportivo e necessidade de socialização;
- As atividades propostas são orientadas por princípios pedagógicos cujo processo é estabelecido em relação ao sujeito que joga com suas motivações intrínsecas e humanitudes; no comprometimento com o ensinar e com a sua transformação; por meio do desenvolvimento da sua autonomia, criticidade e compreensão do fazer, integrada a sua cultura corporal e social;
- Sustenta-se sobre a diversidade de ensinar o futsal a todos, ensinar bem, ensinar mais que esportes e ensinar a gostar de esportes;
- Apoia-se nos fundamentos das abordagens interacionistas privilegiando o aprendizado na interação entre a capacidade de aprender e as diferentes produções culturais já existentes, sendo o jogo o principal ambiente dessa integração. Este trabalho está focado na formação e socialização dessas crianças e adolescentes, para que conheçam e pratiquem o futsal de forma prazerosa, através da aprendizagem do jogo pelo meio do jogo jogado, o ensino se orienta para a compreensão do jogo, objetivando o desenvolvimento da capacidade tática (cognitiva) em direção à especificidade técnica (motora específica) e privilegiando situações de jogo e brincadeiras populares da cultura infantil, incentivando o interesse do aluno pelo projeto.