Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais | Universidade Feevale

Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais

O esporte representa uma universalidade de linguagem e formas de interpretação, em função de seus sentidos e significados polimorfos. Logo compreender as dinâmicas específicas de cada realidade apresenta-se como pressuposto para investigações interdisciplinares e comparativas, a luz das mídias. Sendo assim, propõem-se um olhar de diversos contextos acerca do tema. Para tanto, propomos um grupo internacional entre Brasil, Espanha e Portugal em função da afinidade cultural entre esses três países, ao mesmo tempo em que precisamos compreender as diversidades e complexidades nestes contextos socioculturais. A relação entre media e desporto começou em meados do século XIX, através da imprensa escrita, ganhando o desporto uma dimensão cada vez mais popular graças ao aparecimento da Rádio (anos 1920 e 1930) e da Televisão (anos 1940 e 1950). Estudar a relação entre estes dois fenômenos, media e desporto, tão umbilicalmente ligados (o desporto tornou-se um fenômeno de massas graças aos media e os media viram aumentar enormemente as suas audiências através do desporto), é determinante para conhecer e entender esta dimensão cultural e social tão importante da sociedade contemporânea. Para além da necessidade de estudar a relação entre media e desporto, torna-se essencial cruzar diferentes perspectivas e comparar o mesmo fenômeno em diferentes sociedades e contextos históricos, sobretudo ao longo do século XX. Esse comparativo e cruzamento de ideias e saberes sobre os media e o desporto nos permitirá identificar as semelhanças e diferenças dos das sociedades em que estão inseridos, nos contextos brasileiro, espanhol e português.

Linhas de Pesquisa

Mídia e Esporte

Estuda a relação entre o campo esportivo (atividade física, saúde, esporte e lazer) com os demais campos sociais, bem como os aparatos midiáticos em diferentes contextos sócio culturais, em uma perspectiva interdisciplinar.


Mídia, História e Práticas Culturais

Aborda a relação entre as práticas culturais em diferentes períodos históricos, tomando como corpus empírico e teórico de investigação de diferentes mídias.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

JOGOS OLÍMPICOS RIO/2016 – ESTUDO COMPARATIVO DA COBERTURA DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO/BR E EL PAIS/ESPANHA

Líder do Projeto:

GUSTAVO ROESE SANFELICE

Líder do Grupo

Gustavo Roese Sanfelice

Pesquisadores

André Luiz dos Santos Silva



Claudia Schemes



Cleber Cristiano Prodanov



Denise Bolzan Berlese

Magna Lima Magalhães



Mauro Myskiw



Norberto Kuhn Junior

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.