Cultura - Pinacoteca | Universidade Feevale

Pinacoteca

Sobre o espaço

A Pinacoteca organiza, promove e divulga exposições culturais. Busca estabelecer um vínculo entre arte contemporânea e comunidade externa, através de exposições e atividades culturais em sua sede e no Espaço Arte UM, ambos localizados no câmpus I da Universidade. O principal objetivo do projeto é promover a difusão do fenômeno artístico na comunidade acadêmica, local e o público em geral, através da sistematização e gerenciamento de estratégias e ações relacionadas ao campo das artes visuais e áreas afins, fomentando a produção, a circulação e a reflexão da arte.

Como espaço expositivo, a Pinacoteca propõe amplas definições de arte contemporânea, problematizando as linguagens artísticas, assim como as diferentes realidades culturais da nossa contemporaneidade.

Na Pinacoteca ocorre a organização de bancas de graduação (bacharelado) e de pós-graduação (poéticas visuais). Nos encontros, se incentiva o diálogo entre discentes e artistas, facilitando a troca conceitual e plástica entre a academia e o campo profissional e artístico. Nas bancas de graduação e pós-graduação, o/a artista acadêmico/a tem a oportunidade de se apropriar do espaço expositivo, apresentando uma poética constituída por uma produção plástica e uma produção textual. As bancas são constituídas como “poéticas abertas”, como eventos abertos ao público, para aproximar à comunidade externa à pesquisa universitária, incentivando a responsabilidade e o profissionalismo no/a formando/a, na realização da poética.

A Pinacoteca, também, possui projetos em andamento como (Des)montagens, que consiste na realização de práticas educativas interdisciplinares, onde se articulam trabalhos experimentais oriundos de distintas áreas do conhecimento artístico. O Visor trata-se de uma mostra de videoarte da Feevale, que contempla a produção de alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Visuais, mediante o envio de trabalhos por inscrição em edital, além da participação de artistas convidados. Ponto de Fuga visa apoiar ações de acadêmicos da Feevale fora dos espaços expositivos da instituição. Surgiu da necessidade de ampliar as possibilidades de amostragem de suas produções artísticas e da falta de espaços expositivos na região. Ponto de Fuga busca atender à demanda de projetos de produção artística contemporânea fomentados no âmbito acadêmico. Surge, portanto, como alternativa aos espaços da Pinacoteca (galeria principal e Espaço Arte UM). O apoio restringe-se à divulgação e ao empréstimo de equipamentos (observando-se as condições de segurança do local). Para obter o apoio, os interessados devem enviar um projeto de exposição contendo memorial descritivo detalhado do projeto.

A Ação Educativa desenvolve estratégias que visam aproximar e formar o público do fazer artístico em suas diferentes proposições conceituais e estéticas. Além das visitas guiadas, a Pinacoteca oferece oficinas, workshops, conversas com artistas e saídas de campo, no intuito de compartilhar a experiência da arte com a comunidade acadêmica e o público em geral, escolas, instituições e grupos diversos.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais