Formaturas | Universidade Feevale

Conheça os processos

O processo de formaturas inicia quando aberto o período de solicitação de colação de grau. Esse período é divulgado nas redes sociais da Instituição, consta no guia acadêmico e é enviado e-mail a todos possíveis formandos de cada semestre e trimestres. Esse procedimento é de suma importância para fechamento do processo acadêmico. Enquanto não solicitada a colação de grau, o processo acadêmico segue em aberto, não podendo ocorrer a colação de grau.

Formandos tanto dos cursos presenciais como dos cursos digitais em que o curso segue ofertado em trimestres acadêmicos, devem cumprir o prazo estabelecido.

Mas, lembre-se, você deve cumprir e cadastrar com antecedência as horas complementares, estás devem ser deferidas pela coordenação do curso, para então liberar o sistema de solicitação de colação de grau. Aqueles que não possuem suas horas fechadas devem aguardar o próximo semestre para solicitar a colação de grau.


A colação de grau é a última etapa para conclusão do curso e é obrigatória, seja solene ou gabinete. Se você tem dúvida em relação ao processo, segue breve explicação:

Tipos de formatura

GABINETE ONLINE
SOLENE
GABINETE

FORMATURA GABINETE ONLINE

Formato adotado no momento de pandemia com o intuito de agilizar a conferência de grau aos formandos do semestre, mantendo o distanciamento social e normas de segurança, com intuito de evitar danos à vida profissional dos formandos. Esse formato cumpre o procedimento básico exigido pelo Ministério da Educação (MEC) para a emissão do diploma de conclusão de curso. 
Conforme a portaria nº 1.095, CAPÍTULO V, Seção II, da validade dos atos de expedição e registro de diplomas:

  • Art. 25. A validade dos diplomas depende dos requisitos exigidos na legislação e da regularidade dos procedimentos de expedição e registro adotados pelas IES.
  • § 2º A colação de grau é requisito obrigatório para expedição do diploma.

Ou seja, trata-se de um momento agendado pela Instituição em que os formandos acessam à ferramenta Blackboard, do local onde estão, são informados previamente da necessidade de habilitação da câmera e microfone para tal procedimento ter validade jurídica, cada formando é chamado pelo nome para jurar e, na sequência, a autoridade acadêmica confere o grau. 

Esse procedimento substitui a colação de grau em gabinete, porém não tem o intuito de substituir a colação de grau solene que, posteriormente, será agendada e cumprida na íntegra para aqueles que a quiserem.

FORMATURA SOLENE

Esse formato de cerimônia exige maior formalidade, envolve diversas autoridades acadêmicas e conselhos profissionais. São as formaturas que ocorrem no Teatro Feevale, com o uso de toga, ao final da semana e nos fins de semana. Devido ao porte da cerimônia e eventos prévios (festas, convites professores e prova de toga) a organização inicia com 6 meses de antecedência, com a reunião geral dos formandos e sorteio de datas. 

Após isso seguem os passos de organização das turmas:

  • eleição da comissão de formatura
  • eleição sobre os pacotes apresentados e contratação de produtora (responsável pelas togas, fotos, vídeos, prova de toga, cobertura dos eventos prévios, teasers, vídeos e produção da solenidade com a Feevale)
  • eleição do tipo de convite de formatura
  • eleição da arte da camiseta
  • eleição de orador, juramentista, paraninfo e homenageados


Lembrando que, nas solenidades, os cursos são agrupados seguindo os critérios: número de formandos, afinidade, coordenações e instituto. Lembrando também que se o curso é ofertado diurno, noturno e Fisem; presencial ou digital, considera-se um único curso. 

FORMATURA GABINETE

Esse formato trata-se de uma cerimônia formal, porém, sem a necessidade de uma organização ao longo do semestre. A Instituição agenda uma data, normalmente em dia de semana, na qual os formandos devem confirmar sua presença quando solicitado. No caso de impossibilidade de comparecimento o formando deve apresentar uma procuração registrada em cartório, com uma semana de antecedência à data agendada para a conferência de grau no Atendimento Feevale e ao Núcleo de RP, para validação. 

Diferente da solene, essa cerimonia não tem discursos de paraninfos e oradores, não exige o uso de toga, não necessita contratação de produtora e ocorre em dia de semana.

Colação de grau

Sendo um ato oficial da Instituição, a cerimônia de colação de grau é pública e coletiva, com dia e hora previamente determinados. A formatura, como solenidade pública, segue três etapas essenciais:

  • Leitura do Termo de Conclusão de Curso, pelo qual a Instituição declara à sociedade que os formandos estão aptos a receber a colação de grau e capacitados para o exercício da profissão, decorrente do curso concluído;
  • Juramento, pelo qual os formandos assumem o compromisso público de exercer a profissão com dignidade e fidelidade aos princípios éticos, respeito à pessoa e contribuindo para o progresso do País;
  • A Colação de Grau, pela qual o reitor da Instituição, ou seu representante legal, usando dos poderes a ela outorgados por lei, confere o grau ao formando.

Documentos e formulários

Consulte documentos e formulários para a colação de grau. O conhecimento dos processos é essencial para realizar escolhas a respeito das formaturas e tudo que a envolve, desde convite a contratação de fotógrafos.

Já conhece os benefícios como Graduado Feevale?

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.