Ministrantes | Universidade Feevale

Ministrantes

ARIANE COSME – Universidade do Porto, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo no domínio da Educação Básica. A professora Ariana Cosme é assessora do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação de Portugal.

CATARINA DE SOUZA MORO – Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate.

JOSIANE ASSIS PAREJA DEL CORSO – Ateliê Carambola

Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais no Maria Antônia USP e especialista em Protoinfância. Atuou como coordenadora pedagógica em escolas particulares no segmento da Educação Infantil com foco na formação dos professores e a prática pedagógica como objeto de reflexão e estudo permanentes. Experiência com adaptação curricular para alunos com necessidades educativas, projetos de Inclusão da Educação Infantil ao Ensino Médio desde 1995.

MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação.

MARIA TERESA ESTEBAN – Universidade Federal Fluminense

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. (Espanha). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, focalizando principalmente cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

PEDRO DEMO – Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Saarlandes. Professor titular da Universidade de Brasília.  Técnico de Planejamento e Pesquisa IPEA. Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. O professor é autor de mais de 90 livros.

ROSÂNGELA GABRIEL– Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Letras. É professora e pesquisadora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração Leitura: estudos linguísticos, literários e midiáticos, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É editora da revista Signo e líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos temas: cognição, leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), aquisição e processamento da linguagem oral e escrita. 

SANDRA REGINA SIMONIS RICHTER – Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Educação, atuando na Graduação, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Arte e Infância, principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, imaginação criadora, experiência poética, artes plásticas, dimensão poética da linguagem, educação infantil e ensino fundamental. 

SANDRA ZITA SILVA TINE – Professora do Distrito Federal

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Exerceu atividades na Educação superior nas seguintes áreas: trabalho docente, aprendizagem, formação de professores, currículo e avaliação. Subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (2011 a 2013). Desenvolve pesquisas na área de avaliação e formação de professores. Atualmente é assessora técnica na Diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC.

 

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