Seminário PIBID | Universidade Feevale

Sobre o seminário

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O presente evento tem como objetivo promover um espaço de discussão acerca da Educação Ambiental, trazendo apontamentos críticos, ações educativas socioambientais, bem como um panorama geral e perspectivas para a Educação Ambiental Brasileira. Teremos apresentações de trabalhos de bolsistas e ex-bolsistas do PIBID Feevale, como também de outras instituições de Ensino Superior, relato de experiências, palestra e mesa de discussão sobre o tema.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Evento aberto ao público, às instituições de Ensino Superior que participam do PIBID, aos bolsistas do PIBID, acadêmicos e professores da Universidade Feevale.

Dia: 09 de junho de 2017. 
Horário: Das 8h30min às 17h
Vagas: 194.
Carga horária: 10 horas.
Local: Salão de Atos - Câmpus I.
Inscrição: Até dois dias antes do início da atividade, ou de acordo com a disponibilidade de vagas.

Regulamento Seminário PIBID

Visualizar

Programação

Manhã

8h30min às 9h: Credenciamento
Das 9h às 10h30min: Palestra com Profa. Me. Natália Aparecida Soares – “Apontamentos críticos sobre a Educação Ambiental a partir do pensamento Freireano com sugestões de práticas de EA” – Salão de Atos Câmpus I. 
Mediação: Profa. Me. Simone Moreira dos Santos
Das 11h às 12h: Relato de experiência de ex-pibidianos. - Salão de Atos Câmpus I.

Tarde

Das 14h às 17h: (salas) Apresentação de trabalhos de bolsistas e ex-bolsistas do PIBID.

Noite

Das 19h30min às 22h: Mesa
Profa. Me. Suelen Bomfim Nobre - Panorama geral e perspectivas para a Educação Ambiental Brasileira - Salão de Atos - Câmpus I..
Prof. Me. Rage Weidner Maluf - Ações educativas socioambientais promovidas pela Universidade Feevale - Salão de Atos - Câmpus I..
Mediação: Prof. Dr. Marcelo Pereira de Barros

Ministrantes em destaque

Banner central - Ministrantes

Suelen Bomfim Nobre

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências; Formação de Professores e Educação Ambiental. Atualmente é professora da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS, atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Colaboradora no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LPEC) da ULBRA, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde da UFRGS e no Programa Extensionista da Universidade Feevale - Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Rio dos Sinos.

Banner central - Ministrantes

Rage Weidner Maluf

Possui graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado -  Ênfase Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Botânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: fungos endofíticos, sistemática, eucalipto, madeira, estudo de cultura e ecologia.

Banner central - Ministrantes

Natália Aparecida Soares

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Novas tecnologias e metodologias para o ensino de ciências da natureza. Mestre e Doutoranda em Ensino de Ciências (PPGECIM ULBRA). Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Participa ativamente de eventos relacionados ao tema de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Participante do Programa Extensionista na Universidade Feevale denominado Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Rio do Sinos. Atua como Bióloga na assessoria a empresas e instituições, é Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade FEEVALE, Professora e coordenadora do Curso Técnico de Meio ambiente na Escola Profissional Unipacs - Taquara/RS.

Realização

Coordenação: Professora Simone Moreira dos Santos
Promoção: Universidade Feevale – Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes e Instituto de Ciências da Saúde. 
Cursos de graduação: Licenciatura em Artes Visuais, História, Pedagogia, Letras e Educação Física. 
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.