Feira de Iniciação a Pesquisa 2020 | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) fortalece a investigação científica na Educação Básica, estabelecendo uma maior interação entre os membros da comunidade estudantil e dessa com a comunidade externa, através da apresentação e discussão de estudos desenvolvidos em sua Escola. Além disso, possibilita, por meio desse diálogo, uma troca produtiva de experiências. Juntamente com a FIP, acontece a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. O evento integra as atividades do INOVAMUNDI, que se constitui em um Programa de estímulo à Inovação e à Produção do Conhecimento, o qual busca fortalecer a imagem inovadora da Universidade Feevale, organizando e apresentando suas ações dentro de uma visão criativa e sistêmica da Pesquisa e da Inovação em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, reúne estudantes e docentes da Educação Básica, possibilitando a socialização dos avanços do conhecimento originados de atividades de pesquisa nas mais diversas disciplinas que integram a matriz curricular da Educação Básica.
O objetivo da FIP é promover um espaço para a divulgação, a discussão e o compartilhamento de informações oriundas de projetos de iniciação a pesquisa de estudantes da Educação Básica, sob a orientação de professores, em todas as áreas do conhecimento da matriz curricular da Educação Básica.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Estudantes da Educação Básica, regularmente matriculados e orientados por, no mínimo, um professor.

Período: 17 a 19 de outubro de 2020
Horário: das 17h às 20h (sexta e segunda) e das 9h às 11h (sábado)

Local: Ambiente virtual- links serão divulgados via e-mail antes do início da atividade.
Certificação: Certificados online 
Inscrição: de 1º de junho a 20 de julho de 2020

Datas Importantes

Etapa Datas
 Inscrições com submissão do Projeto  01 de junho a 20 de julho de 2020, até as 21h (vinte e uma horas)
 Período de inserção do resumo  02 de setembro a 28 de setembro de 2020
 Divulgação da análise classificatória  01 de setembro de 2020

Regulamento

Visualizar

Template

Visualizar

Atenção

O evento será realizado virtualmente, com a palestra de abertura e as sessões temáticas virtuais.

Trabalhos aceitos

Relação de trabalhos

Visualizar

Inscrições

O(s) estudante(s), sob orientação docente, deverá(ão) realizar sua inscrição, através do formulário eletrônico, disponibilizado na página da FIP, preenchendo todos os campos obrigatórios. Os temas dos trabalhos submetidos à Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP – 2020) deverão ser inscritos em uma das áreas do conhecimento indicadas no formulário. Para que a inscrição seja validada é necessário que sejam preenchidos todos os itens do formulário de inscrição 
 As inscrições serão validadas atendendo aos seguintes requisitos:
a. preenchimento dos dados referentes ao nome da escola, endereço, telefone da escola, contato na escola, e-mail válido da escola, área do conhecimento, ciclo/ano do aluno, título do trabalho;
b. encaminhamento do projeto, conforme as normas de submissão estabelecidas no item 7 deste Regulamento;
c. preenchimento dos dados referentes aos autores e orientadores a saber: nome completo, e-mail e nome da escola;
d. os trabalhos classificados, irão receber um novo link via e-mail para anexarem o RESUMO de seus respectivos trabalhos até o dia 28/09/2020. O resumo deve ser postado de acordo com o template disponibilizado no site do Evento (www.feevale.br/fip).

Apresentação

Os trabalhos selecionados para a FIP deverão produzir os recursos visuais para a sua apresentação durante o Evento, o qual devem resumir o conteúdo essencial do trabalho, com organização visual clara e objetiva, conforme orientações previstas no item 10 do regulamento. Cada grupo terá um espaço de, no máximo, 1,5m de largura para organizar seu trabalho. O trabalho deverá ser apresentado por, no mínimo, um dos estudantes inscritos como autor, não necessariamente pelo responsável pela inscrição. Trabalhos que não forem apresentados não serão certificados e não concorrerão ao destaque do Evento. Reiteramos o compromisso do Evento com a sustentabilidade. Nesse sentido, é imprescindível a atenção quanto aos materiais a serem utilizados e disponibilizados ao público na organização do espaço e, consequentemente, na apresentação.  
Caso se opte por utilizar equipamentos eletrônicos, estes serão de responsabilidade do grupo. Se houver a necessidade do uso de tomada, envie um e-mail para fip@feevale.br até o dia 28/09/2020 com a solicitação. Não serão fornecidos adaptadores de fonte de energia.
No dia do Evento não será permitido o acesso, uso e/ou apresentação de seres vivos, incluindo plantas, nos estandes, bem como a oferta de alimentos de qualquer natureza aos visitantes. As apresentações não poderão contar com a presença nem o manuseio de substâncias e/ou de materiais perigosos, como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.
Devido a situação atual, o evento será realizado virtualmente.

Realização

Coordenação: João Alcione Sganderla Figueiredo
Promoção e organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – PROPPEX
Comissão Científica: Agathe Juliane Erig Sebastiani, Deise Edinger, Fabiano de Lima Nunes, Gabriela Zimmerman Pradro Rodrigues, Janine Vieira, João Alcione Sganderla Figueiredo, Luciane Iwanczuk Steigleder, Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Margarete Fagundes Nunes, Micheline Kruger Neumann, Paola Schmidtt Figueiro, Patricia Brandalise Scherer Bassani, Rafaela Knak dos Santos, Rodrigo Staggemeier e Simone Gasparin Verza.