Ministrantes | Universidade Feevale

Ministrantes

Rogério Tupinambá: Pós-graduado em Ortodontia Lingual CEC pela New York University (2010 e 2014). Diretor de desenvolvimento e pesquisa do Projeto “Blue Moove”. Professor dos cursos de Especialização em Ortodontia da UNITAU e ORTOGEO.  Doutorando e Mestre em Biomateriais e Materiais Biocompatíveis pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP).

Silvia Stanisçuaski Guterres: É graduada na Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Programa de Pós-Graduação Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Faculté de Pharmacie - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1995). É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua na área de nanobiotecnologia e tecnologia farmacêutica.

Renata Raffin: É graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2002), com habilitação em farmácia industrial e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2007). Realizou doutorado sanduíche na Università degli Studi di Parma (2006) e pós-doutorado em nanotecnologia na UFRGS (2009). É professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando na Pós-Graduação em Nanociências e sócia-fundadora da empresa Inventiva, que produz e desenvolve ativos nanoestruturados para cosméticos, onde atua como Diretora de Inovação desde 2010.Digite seu texto...

Leandro Antunes Berti: Secretário Executivo do API.nano e Pesquisador da Fundação CERTI. O API.nano é o primeiro e único Cluster de inovação em Nanotecnologia no Brasil, sediado na Fundação CERTI, no Sapines Parque. A rede cooperada é composta de 103 representantes da indústria e academia para o desenvolvimento sustentável da Nanotecnologia no Brasil. Possui experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Negociação Internacional, Contratos e Licenciamento, é Diretor Executivo da Advanced Nanosystems, empresa que desenvolve nanofluídos inteligentes, pós-doutor em Nanobiotecnologia no InteLAB, UFSC, doutor em Nanotecnologia pela Universidade de Sheffield - Inglaterra em 2010. Formado pelos precursores da Soft Nanotecnologia Pro Vice Chancellor for Science Prof Anthony J Ryan, OBE e Pro Vice Chancellor for Innovation and Research Prof Richard A L Jones, FRS. Tony é o primeiro Media Fellow da Royal Science Academy e Richard Jones é editor da Nature Nano e foi conselheiro sobre Nanotecnologia para Inglaterra. 

Wilson Fogazzi da Silva Junior: Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui experiência na área de Engenharia Metalúrgica, com ênfase em Instalações Metalúrgicas, atuando principalmente nos seguintes temas: lingotamento contínuo, solidificação, fundição, tratamentos térmicos e modelagem numérica. Trabalha atualmente como Pesquisador em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, na área de patentes de Engenharia Metalúrgica.

Daniela Regina Pellin: Doutoranda em direito na Unisinos. Bolsista Capes/Proex. Mestre em direito da sociedade da informação. Atualmente é professora de Direito. specialista em direito empresarial e membro do grupo de pesquisa Jusnano/CNPq. Pesquisadora em direito, empresa, sociedades e nanotecnologia.

Valdir Soldi: Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), doutor em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor pela Universidade do Estado de New Jersey-USA (1993-1994). Atualmente, é professor Associado atuando como pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Em termos de pesquisa, atua no estudo das propriedades físico-químicas de polímeros (caracterização, efeitos de aditivos, estabilidade), com ênfase em filmes e biofilmes aplicados à área de alimentos e na incorporação e liberação controlada de princípios ativos e no estudo de sistemas nanoestruturados (nanopartículas, micelas) obtidos a partir de copolímeros em bloco para aplicação no transporte e na liberação de fármacos.

Karina Paese: Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Nanobiotecnologia, atuando principalmente no desenvolvimento, caracterização e avaliação biológica de nanoestruturas poliméricas.

Irene Clemes Külkamp Guerreiro: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado (2010) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em manipulação farmacêutica e desenvolvimento de produtos, e atuação docente multidisciplinar, nas áreas de Atenção Farmacêutica, Farmacovigilância, Desenvolvimento e Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. Atua em Tecnologia Farmacêutica com ênfase no estudo de nanopartículas. Atualmente é professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Adriana Raffin Pohlmann: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestre em Química pela UFRGS (1991) e doutora em Chimie Thérapeutique - Universite Paris V (Rene Descartes) (1997). Atualmente, é professora titular no Departamento de Química Orgânica da UFRGS, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nanotecnologia Farmacêutica (2013-2015). Recebeu Prêmio de Tese (Roussel-Uclaf) em 1998 e Diploma de Laureada da Université Paris V. Foi chefe de departamento (1999-2001), membro da Comissão de Pós-Graduação em Química (2001-2003; 2009-2011), vice-diretora do Instituto de Química (2003-2007) e coordenadora de Implantação do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da UFRGS (2006). É orientadora pelos programas de pós-graduação em Química, em Ciências Farmacêuticas e em Nanotecnologia Farmacêutica da UFRGS. Através do estabelecimento de parcerias, seu grupo de pesquisa desenvolve processos e produtos de interesse dos setores empresariais farmoquímico e farmacêutico, tendo depositado 54 patentes. As transferências de tecnologia resultaram em 7 produtos nanotecnológicos lançados no mercado por empresas brasileiras.

Omar Paranaiba Vilela Neto: Graduado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestre em Engenharia Elétrica na área de concentração em Métodos de Apoio à Decisão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e doutor em Engenharia Elétrica na área de concentração em Nanotecnologia pela mesma instituição (2009). Atualmente, é professor adjunto de Departamento de Ciência da Computação da UFMG, atuando principalmente no ensino e na pesquisa em Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação. Omar é fundador e coordenador do laboratório NanoComp. Possui experiência na área de Nanocomputação, Nanotecnologia Computacional, Inteligência Computacional, Algoritmos Evolutivos e Arquitetura de Computadores.

Patricia Helena Lucas Pranke: Professora e Chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da Faculdade de Farmácia da UFRGS e orientadora do programa de pós-graduação em Fisiologia. Doutorado em Genética e Biologia Molecular, UFRGS/Brasil e New York Blood Center, Nova York/Estados Unidos e Pós-doutorado na Philipps-Universität Marburg, Alemanha, na área de nanotecnologia para a engenharia de tecidos. Membro da Diretoria da Sociedade Latino-americana de biomateriais, órgãos artificiais e a engenharia de tecidos e Membro do Conselho do Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society / Estados Unidos.  Recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio FADERS de Prêmio Responsabilidade Social, pelo governo do estado, por ter sido uma das 2 cientistas brasileiras que auxiliou na elaboração da lei que aprovou as pesquisas com células-tronco embrionárias junto ao congresso e senado Federal. 

Nara Regina de Souza Basso: Graduada em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente, é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Tecnologia de Materiais, nas linhas de Materiais Poliméricos e Materiais Nanoestruturado. Possui experiência na área de Química, com ênfase em polímeros e aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores (polianilina e polipirrol), blendas e compósitos poliméricos, síntese de nanocompósitos, catálise, composto de coordenação. 

Caroline Inês Lisevski Sombrio: Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente, é professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), atuando principalmente nos seguintes temas: fotoluminescência e nanofios de ZnO. 

Sandra Elisa Haas: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS, na área de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Atualmente é professor da UNIPAMPA (Uruguaiana/RS) junto ao curso de Farmácia e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: biofarmácia, farmacocinética, nanotecnologia, desenvolvimento tecnológico, LC-MS/MS, metodologias bioanalíticas, doenças negligenciadas, farmacologia.

Pietro Ciancaglini: Graduado em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (1985), mestre (1989) e doutor (1993) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela FMRP - Universidade de São Paulo. Livre docência (2000) e professor titular (2012) pelo Departamento de Química da FFCLRP - USP. Atua também na formação e capacitação de recursos humanos (químicos, mestres, doutores e pós-doutores) junto ao Programa de Pós-Graduação em Química (FFCLRP - USP) e Bioquímica (FMRP - USP), mantendo cooperação de pesquisa com grupos internacionais da Argentina, Estados Unidos da America (USA), Itália, Chile e Cuba.  Presidente da Comissão de Graduação da FFCLRP - USP (2010-2012), atual Diretor Científico da SBBf (2012-2014; 2014-2016) e Vice-Diretor da FFCLRP - USP (2012-2016).

Juliana Bidone: Graduada (2005) e mestre em Farmácia (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui experiência em Farmácia, com ênfase no desenvolvimento de formas farmacêuticas de liberação controlada a partir de biopolímeros e de nanoemulsões como carreadores de extratos de plantas bem como na validação de métodos analíticos e avaliações utilizando células de difusão tipo Franz.

Gerson Nakazato: Docente adjunto do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Microbiologia/CCB/ UEL, e membro permanente do curso de Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias/CCA/UEL. Atuou como Pesquisador Colaborador do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes (2009) e do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - SP (2007-2009). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1997), mestre em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2001) e doutor em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2006). Possui experiência na área de Microbiologia, Biotecnologia e Biologia Molecular, com ênfase em Bacteriologia e Antimicrobianos.

Virgínia Cielo Rech: Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestre (2001) e doutora (2007) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2007, é professora no Centro Universitário Franciscano. Possui experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Erros Inatos do Metabolismo de Aminoácidos, atuando principalmente nos seguintes temas: fenilcetonúria, cadeia de transporte de elétrons, cistinose, creatinaquinase, piruvatoquinase, enzimas lisossomais, estresse oxidativo, dimetil cistina éster. Atualmente, trabalha com nanotecnologia e metabolismo energético, orientadora no Mestrado de Nanociências na UNIFRA, RS.

Ricardo Ferreira Oliveira: É bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Especialista em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é Diretor do Quatro Informática Ltda e professor da Universidade Feevale. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioinformática, Dinâmica Molecular e Docagem.


 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.