1º Simpósio Sul-Brasileiro - Estratégias de sustentabilidade no processamento do pescado | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

Processamento de pescado na região sul: qual a situação nos estados e quais as oportunidades e riscos para dinamizar e impulsionar o setor de produção e processamento de pescado? Como implementar os elementos essenciais da cadeia produtiva do pescado, com seus agentes públicos e produtivos, com agentes de pesquisa e inovação e com a sociedade. O evento apresenta boas práticas internacionais com palestrantes peruanos (PUCP) alemães (empresas ROSOMA, Envitecpro e bancos de desenvolvimento alemão DEG/KfW) e sul-brasileiros (banco de desenvolvimento BRDE e PUCRS).

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: setor produtivo, representantes governamentais, profissionais e estudantes interessados no tema.

Período: 21 a 22 de maio de 2019.
Horário: terça-feira, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 17h 30min e quarta-feira, das 9h às 12h.

Local: Auditório do prédio Azul - Câmpus II.
Carga Horária: 10 horas.
Certificação: Não haverá emissão de certificado.

Inscrição: até dois dias antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.

Programação

21/05/2019 – terça-feira 


9h - Credenciamento e coffee break
9h30min - Abertura: Saudações das autoridades
10h30min - 12h - Mesa redonda
  • Análise de Chances e Riscos para o uso responsável e eficiente de peixes no Brasil, com Dr. Marcus Seferin (PUCRS)
  • Desenvolvimento da pesca sustentável no estado: novos marcos regulatórios, com Ricardo Núncio, secretário executivo do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (Congapes)
Moderação: Dra. Maria Elisabete Haase-Möllmann

12h – 13h30min  - Networking em fish brunch, organizado pelo Curso de Gastronomia da Feevale, produtores e empresas de processamento de pescado.
13h30min- 15h30min - Mesa redonda
  • Segurança alimentar: desafio no Peru e automatização como possível solução, PUCP
  • Potenciais de produtos para o mercado consumidor: enlatados, ROSOMA
  • Entreposto móvel de pescado, EMBRAPA
Moderação: Dra. Maria Elisabete Haase-Möllmann

16h - 17h30min - Grupos temáticos* 
  • Produção (tanques-rede, escavados, AQP, RAS, ração, alevinos e juvenis)
  • Processamento e Resíduos
  • Armazenamento e Logística
  • Qualidade e Segurança Alimentar

22/05/2019 - quarta-feira


9h – 11h – Mesa redonda
  • Sanidade no abate e processamento de pescado: novos caminhos para o SIM na agroindústria familiar, artesanal e de pequeno porte, Conselho de Medicina Veterinária do RS
  • Projetos internacionais como chance para desenvolvimento econômico, Envitecpro 
  • Possibilidades de fomento para processamento sustentável de pescado, BRDE
Moderação: Prof. Fernando Rosado Spilki

12h -12h30min - Encaminhamento dos trabalhos dos grupos temáticos ENCERRAMENTO


*programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Ministrantes

Banner central - Ministrantes

Silvia Kohlmann

Formada em Administração de Empresas, estudou na universidade da sua cidade natal, Rostock, Alemanha e na Universidade Técnica de Valência, Espanha. Fundadora da empresa de projetos Envitecpro GmbH, atua em projetos internacionais na área das tecnologias ambientais focada em inovação e sustentabilidade. Estabelece parcerias e busca investimentos, envolvendo empresas de todos os portes e universidades. Atua em países como Brasil, Peru, México, Cuba, Marrocos, Espanha e China. É Embaixadora Econômica do estado alemão de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental.

Banner central - Ministrantes

Olaf Griebenow

Advogado e entusiasta de projetos internacionais, tem grande interesse em intercâmbio intercultural e fala fluentemente alemão, inglês e espanhol. Possui experiência profissional de mais de duas décadas, nos âmbitos nacional e internacional, em estruturação, planejamento e monitoramento de processos de M & A, elaboração e negociação de contratos complexos de tecnologia da informação e uso de tecnologias em processamento de alimentos e engenharia de sistemas. Atua como gerente de projetos na empresa ROSOMA GmbH, Rostock/Alemanha, especializada em sistemas automatizados de processamento de alimentos. ROSOMA GmbH faz parte do grupo IMG mbH, fornecedora mundial de sistemas complexos e tecnologia de logística para construção naval, metal-mecânica e energia eólica.

Banner central - Ministrantes

David Chávez Muñoz

Engenheiro mecânico e mestre em Física Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, PUC-P, Lima. Professor em tempo integral, trabalha no departamento de Engenharia de Telecomunicações. Tem como interesse de pesquisa a área rural de seu país, desafios de construção de redes elétricas, de TI e de bombeamento de água. Publica sobre mecanismos de definição de áreas prioritárias de pesquisa de desenvolvimento na América Latina, considerando o uso de tecnologias como ferramentas de inclusão social.

Banner central - Ministrantes

Marcus Seferin

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está finalizando doutorado nesta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo um dos idealizadores do curso de bacharelado em Ciência e Inovação em Alimentos, no qual o aluno foca em projetos a cada semestre. Realiza pesquisas em tecnologia química, atuando principalmente com avaliação de ciclo de vida, materiais para captura e conversão de CO2, catálise e materiais poliméricos.

Banner central - Ministrantes

Paulo Roberto da Silva

Assessor da Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), Paulo Roberto da Silva coordenou o Grupo de Trabalho Proteína (GT proteína), institucionalizado pelo Governo do Estado em novembro de 2017. Neste GT, que conta com a participação de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, os grupos temáticos analisaram os setores de Aves/Ovos e Suínos, Lácteos, Bovinos, Ovinos e Peixes, indicando gargalos e soluções para cada segmento, e produziram um amplo estudo sobre a cadeia agroindustrial de proteína animal.

Banner central - Ministrantes

Ricardo José Núncio

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Servidor público da secretaria da agricultura, pecuária e desenvolvimento rural, é secretário executivo do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (Congapes) e conselheiro nos Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e do Conselho Estadual de Saneamento (CONESAM). Atuou inicialmente na iniciativa privada, na sua empresa de projetos e consultorias na área ambiental. Tem experiência em agronegócio, cooperativismo, uso da água e sustentabilidade.

Banner central - Ministrantes

Leonardo Werlang Isolan

Doutor em Ciências Veterinárias pela UFRGS; Atual Chefe do Serviço de Inspeção Federal (SIPOA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) na SFA-RS; MBA em Marketing e Agrobusiness - IUMA; Auditor Fiscal Federal Agropecuário Medico Veterinário; Mestre em Ciências Veterinárias pela UFRGS; Pós-graduação em Higiene Produção e Inspeção de Produtos de Origem Animal - UFRGS; Ex-Professor auxiliar da Faculdade de Veterinária da UFRGS. Componente do Quadro de Acesso ao Cargo de Adidos Agrícolas do MAPA. Professor em cursos de MBA e Pós-graduação na área de Agronegócios e Segurança alimentar.

Banner central - Ministrantes

Patrícia Costa Mochiaro Soares Chicrala

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1999). Possui mestrado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal - Área de Concentração: Pescado pela Universidade Federal Fluminense (2003), especialista em Controle de Qualidade de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Profissionalmente atuou dez anos como consultora e responsável técnica de diversas indústrias na área de processamento de pescado. Atualmente é pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura (aproveitamento agroindustrial de espécies aquícolas).

Apoio

  • Logo - BRDE

Organização

  • Logo - Universidade Feevale
  • Logo - PUCRS
  • Logo - Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Realização

Proponente: Fernando Rosado Spilki 
Promoção: : Universidade Feevale – Instituto de Ciências da Saúde – Curso de Medicina Veterinária
Organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais