Workshop sobre ética na pesquisa integra programação do Inovamundi | Universidade Feevale

Workshop sobre ética na pesquisa integra programação do Inovamundi

02/09/2020 - Atualizado 16h34min

Em formato on-line, evento acontece dia 16 de setembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15

Ao longo do ano, a Universidade Feevale vem realizando uma série de atividades de preparação para o Inovamundi, programa de difusão do conhecimento científico e extensionista da Instituição. Em setembro, será promovida mais uma dessas atividades: o Workshop CEP e Ceua - Ética na Pesquisa, que acontecerá no dia 16, em formato on-line, pela plataforma Blackboard. Com inscrições abertas até um dia antes do evento – pelo link www.feevale.br/inovamundi – , o workshop, gratuito, é voltado para estudantes, professores e comunidade interessada.

O evento abrirá às 13h30min com a palestra Desafios Atuais da Ética na Pesquisa, ministrada pelo professor José Roberto Goldim, com mediação da coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Feevale, Andréia Henzel. Goldim é mestre em Educação e doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) onde é chefe do Serviço de Bioética. É professor colaborador da Universidade da Beira Interior (Portugal) e Research Fellow da Universidade de Zurique. Recebeu, em 2017, o prêmio internacional Fritz Jahr pela pesquisa e promoção da Bioética Europeia (Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics).

O workshop seguirá com duas oficinas. A oficina CEP Feevale começará às 15h30min, e terá como ministrantes Ranieli Gehlen Zapelini e Eliana Perez Gonçalves de Moura, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP Feevale). A atividade abordará as Resoluções 466/2012 e 510/2016 e a Plataforma Brasil. Após, a partir das 16h30min, será realizada a oficina Ceua Feevale, com as integrantes da comissão Andresa Heemann Betti e Gabriela Zimmermann Prado Rodrigues. A temática será o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e as normativas vigentes conforme a espécie animal.

Sobre o Inovamundi

O Inovamundi 2020 acontecerá de 17 a 24 de outubro. Composto pela Feira de Iniciação à Pesquisa, Feira de Iniciação Científica, Salão de Extensão e Seminário de Pós-Graduação, o programa contará com sessões de apresentação gratuitas e abertas à comunidade, bem como minicursos, palestras e atividades culturais. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na Educação Básica. As atividades acontecerão nos câmpus I e II da Feevale, em Novo Hamburgo. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/inovamundi.

CEUA_flyer

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.