Universidade Feevale terá curso de Odontologia | Universidade Feevale

Universidade Feevale terá curso de Odontologia

20/06/2018 - Atualizado 10h10min

Avaliadores do MEC atribuíram nota máxima ao projeto do curso. Agora a Instituição aguarda a publicação da portaria para passar a ofertar a graduação

Após visita à Universidade Feevale, na última semana, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) atribuíram conceito máximo – 5 – ao projeto do curso de Odontologia da Instituição. A comissão avaliou, in loco, três dimensões da graduação proposta pela Universidade: Organização Didático-pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. A Feevale aguarda a publicação da portaria no Diário Oficial da União para poder ofertar a graduação e iniciar o processo seletivo dos futuros estudantes. 

Com a autorização do curso, a Instituição poderá ofertar 100 vagas por ano, com ingresso semestral a partir de processo seletivo. Além disso, poderão ingressar na graduação estudantes transferidos de outros cursos, de outras instituições de ensino e portadores de diploma de curso superior, conforme o cronograma e a disponibilidade de vagas. A coordenação será da professora Annie Pozeczek Koltermann Saccol.

A reitora Inajara Vargas Ramos (foto) comemora o resultado da avaliação do MEC. Para ela, foi uma especial satisfação e orgulho haja vista estar entregando a gestão e o cargo de reitora com mais este processo concluído com desempenho máximo. “A marca da nossa gestão, centrada na execução de um projeto pedagógico claro, inovador e de excelência se ratifica com mais esta conquista. Os avaliadores foram só elogios à estrutura curricular e comentaram que uma vez implantado este projeto assim como foi concebido, por certo ele será uma referência aos demais cursos de Odontologia do país”, afirma.  

O curso atuará em apoio à rede formada pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente, desenvolvendo atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal da comunidade. Assim, atenderá à demanda local por procedimentos odontológicos especializados, contribuindo com o processo de encaminhamentos em nível secundário e terciário de atenção em saúde bucal do município e região. A cidade de Novo Hamburgo, por exemplo, possui uma cobertura de saúde bucal, na rede pública de saúde, de 33,34%. Se considerada somente a Estratégia de Saúde da Família, tem-se uma cobertura de 5,54 %.

Linhas de formação
Desde o primeiro semestre do curso serão desenvolvidos conteúdos sobre as relações entre saúde e sociedade, políticas públicas, demanda social em saúde bucal, com exercícios de reconhecimento das necessidades, planejamento em saúde coletiva e aplicação prática no campo. A abordagem de ensino do presente projeto favorecerá a articulação dos conhecimentos, possibilitando o trabalho em equipes multiprofissionais e promovendo atividades práticas ao longo do curso, com foco na atuação em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Instituição pretende formar um profissional cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, com sólido conhecimento na área de Odontologia, competente em suas atribuições e responsabilidades sociais, pautado em princípios éticos, técnico-científicos e apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O curso está organizado nas seguintes linhas de formação:

 - Promoção da saúde: considera o contexto de vida de grupos sociais, suas especificidades e particularidades, vinculando estes a uma proposta de saúde pautada na equidade, integralidade e universalidade das ações, nos procedimentos de diagnóstico coletivo de saúde, e na educação e promoção da saúde geral e bucal.

- Integralização da atenção à saúde: aborda a assistência integral à saúde com utilização de tecnologias e cuidados que visem ao bem-estar físico e mental do sujeito, em seus aspectos individual e coletivo, entendendo a importância da individualização de protocolos de procedimentos que, além de abordagem humanizada, exigem excelência clínica em todos os ambientes e níveis de atuação.

- Saúde Coletiva: relaciona as práticas interdisciplinares e sociais específicas da Odontologia a partir da concepção de que a saúde coletiva é influenciada por diversos fatores e contextos sociais, buscando a transformação das características epidemiológicas de uma população. 

Estrutura
Além de utilizar toda a estrutura dos cursos da área da Saúde da Feevale, como os laboratórios do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) e o Laboratório de Simulação e Habilidades, ambos no Câmpus II, o curso de Odontologia terá infraestrutura própria. Serão montados a Clínica Odontológica Integrada (CIES) e Laboratórios Odontológicos (prédio Branco) e Unidade Odontológica Extramuros.

Além disso, a fim de promover ações voltadas para a inovação na área da Odontologia, o curso também utilizará a estrutura do Feevale Techpark, em Campo Bom. O parque tem foco na inovação e no empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento local e regional, com uma estratégia de atuação voltada a empreendimentos industriais. Possui inserção de empresas ligadas aos setores de nanomateriais, desenvolvimento de biomateriais e biotecnologia, e está integrado ao cluster da saúde, podendo ser um grande atrativo de empresas de ponta na área da Odontologia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.