Aula aberta e sarau estão na programação da atividade que ocorre na próxima semana no Câmpus II da Instituição
Alunos do Centro Integrado de Psicologia (CIP) da Universidade Feevale estão engajados para chamar a atenção para o 18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data relembra a desinstitucionalização dos manicômios e a promoção do cuidado em liberdade para pessoas com sofrimento mental. Como forma de reforçar a importância deste objetivo, a equipe de estagiários do CIP organiza dois eventos para trazer a discussão para dentro da Universidade, com apoio dos projetos PET - Programa de Educação Tutorial e Cultura no Câmpus.
A primeira atividade será na segunda-feira, 19, às 19h30min. No auditório do prédio Branco, no Câmpus II da Universidade (ERS-239, 2755, Vila Nova, Novo Hamburgo), será realizada um aula aberta, no formato de conversa/debate com a psicóloga Glauce Janaína Viana, que atua na Rede de Atenção Psicossocial de Novo Hamburgo, a psicanalista Janniny G. Kierniew, docente do curso de Psicologia da Feevale, e o médico e professor nos cursos de Psicologia e Medicina da Feevale, Giovani Zwwetsch Gheno.
Já na terça-feira, 20, as atividades começam às 18h, na Rua Coberta do Câmpus II, com o sarau Sarar a Mente?. O evento é aberto para quem quiser contribuir com a sua manifestação. A organização pede aos participantes que levem camisetas brancas, que serão customizadas como lembrança do evento.
As atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial terão a participação do grupo Mentes Coloridas. Ele surgiu em 1998, em Novo Hamburgo, a partir de uma iniciativa com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. Ao longo dos anos, acolheu jovens e adultos com necessidades especiais oferecendo oficinas de arte, escrita, flauta e arteterapia. A exposição que será conferida na Rua Coberta celebra a história do grupo, que já foi encerrado.