Universidade Feevale realiza Semana Nacional do Cérebro | Universidade Feevale

Universidade Feevale realiza Semana Nacional do Cérebro

12/03/2018 - Atualizado 13/03/2018 11h09min

Em março, a Universidade Feevale, por meio do Laboratório de Fisiologia e Biofísica, realizará diversas ações em alusão à III Semana Nacional do Cérebro. Trata-se de um conjunto de atividades gratuitas e abertas ao público, em comemoração à Semana Nacional do Cérebro proposta pela Sociedade Brasileira de Neurociências e à Brain Awareness Week proposta pela Dana Foundation, organização filantrópica norte-americana que apoia pesquisas em neurociências. A iniciativa tem como objetivo divulgar as neurociências e a importância de se realizar pesquisas nessa área.

Coordenadas pelo professor Cláudio Felipe Kolling, as atividades envolverão palestras sobre nutrição e neuroinflamação, gênero e sexualidade, bem como uma roda de conversa sobre psicofármacos e psicoterapia na saúde mental (já realizada, dia 12). Não há necessidade de se realizar inscrição para participar. Confira a programação, que acontece no Câmpus II da Universidade:

- 14 de março, quarta-feira, às 9h15min: palestra Neuroinflamação: como o tecido adiposo pode afetar seu cérebro?, com a pesquisadora Deborah Teixeira
Local: auditório do prédio Multicolor 

- 15 de março, quinta-feira, às 18h: mesa-redonda Gênero e sexualidade, com o coordenador do curso de Medicina Cléber Ribeiro e a pesquisadora e psicóloga Denise Quaresma
Local: auditório do prédio Multicolor 


Empresa do Feevale Techpark também realizará atividade

A empresa Mespper, incubada no Feevale Techpark, também participará da programação da Semana Nacional do Cérebro. Dia 23 de março, das 9h15min às 12h, os representantes da startup, Messias de Paula e Alice Viana, disponibilizarão aos visitantes atividades imersivas em neurociência da área da saúde, por meio de materiais de realidade virtual (VR, na sigla em inglês). A ação acontece no Laboratório de Games, no prédio Amarelo.

Ministrantes:

Laura Elias: possui graduação em Farmácia com ênfase em Indústria Farmacêutica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Luciane Brisotto: possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduação como Psicóloga Perita em Trânsito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), especialização em Planejamento e Gestão de Trânsito pelo Centro Universitário de Maringá e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Araraquara.

Deborah Teixeira: possui graduação em Biomedicina pela UFRGS e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia pela mesma Instituição. Possui experiência em pesquisa na área de obesidade e neuroinflamação, e interesses nas áreas de obesidade, obesidade e inflamação, síndrome metabólica, diabetes, entre outros. 

Cléber Ribeiro Álvares da Silva: coordenador do curso de Medicina da Universidade Feevale, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), mestrado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Neurologia pela mesma Instituição. Médico neuropediatra do corpo clínico da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre-Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), foi supervisor da Residência Médica em neurologia infantil da UFSCPA-HCSA, e é médico sócio da Sociedade de Pediatria do RS, médico aposentado (2014) da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, médico consultor de botulismo do Ministério da Saúde desde 2002, médico consultor de paralisia flácida/poliomielite, desde 1990, e Doenças Priônicas, desde 2005, da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do RS.

Denise Quaresma: pós-doutora em Estudos de Gênero pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) da Argentina, doutora e mestre pela UFRGS e psicóloga. É professora titular e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas educação sexual, saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, formação de professores, políticas públicas e direitos humanos. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.