Universidade Feevale lança curso de Projeto de Sistemas Fotovoltaicos | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança curso de Projeto de Sistemas Fotovoltaicos

23/05/2022 - Atualizado 08h56min

Especialização está com inscrições abertas e aulas começam em agosto

Ronaldo Guisso

Com base na tendência mundial que aponta para um forte crescimento de energias renováveis, a Universidade Feevale está ofertando, pela primeira vez, o curso de pós-graduação Projeto de Sistemas Fotovoltaicos. As inscrições para a especialização, que terá aulas a partir de 20 de agosto, podem ser feitas pelo site pos.feevale.br. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no Câmpus II, em Novo Hamburgo.

O objetivo do curso é formar profissionais para o projeto otimizado de sistemas fotovoltaicos, desde a sua concepção até o momento da conexão do sistema com a rede elétrica. A especialização abordará os tópicos de dimensionamento do sistema fotovoltaico, projeto e dimensionamento do inversor, estudos referentes ao fator de potência com a conexão do sistema com a rede elétrica, cálculos de curto-circuito do sistema e projeto de coordenação e seletividade do sistema de proteção.

O coordenador da especialização, Ronaldo Guisso (foto), salienta que, com formação específica na área, engenheiros eletrônicos e de energias terão, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA), atribuição para a assinatura de projetos de sistemas fotovoltaicos.

Os participantes poderão aprimorar os conhecimentos sobre as normas com relação ao Fator de Potência (FP) de sistemas de geração distribuída conectados à rede elétrica, recebendo embasamento técnico para projetar sistemas adequados às normas das concessionárias de energia elétrica com relação a esse requisito”, destaca o professor.

Segundo Guisso, como o consumo de eletricidade vem crescendo muito, é necessário aumentar cada vez mais a geração de energia. "O grande entrave é a questão ambiental, pois as mudanças climáticas nos impuseram o desafio de gerar eletricidade com o menor impacto possível ao meio ambiente. Devido a isso, a geração de energia fotovoltaica tem tido muito espaço no mercado atual, pois é uma fonte que causa relativamente menos danos ao meio ambiente, além de poder ser instalada em locais que anteriormente não tinham utilidade, como nos telhados de nossas casas”, explica o coordenador do curso.

Saiba mais
As inscrições podem ser realizadas pelo site pos.feevale.br, onde constam outras informações, como valor do investimento e possibilidades de descontos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.