Universidade Feevale lança curso de Engenharia Ambiental | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança curso de Engenharia Ambiental

30/05/2017 - Atualizado 08h43min

Graduado terá formação voltada para a preservação, conservação e controle ambiental

 
Que tal aulas de Física, Matemática e Química se mesclando com aulas de Geologia, Hidrologia, Ecologia, Topografia e Recuperação de Áreas Degradadas? Pois essa é a proposta do curso de Engenharia Ambiental, lançado pela Universidade Feevale neste vestibular de inverno. O curso oferece uma formação multidisciplinar, englobando as áreas das ciências Exatas, Biológicas e Sociais.
 
Coordenado pelo professor Carlos Augusto do Nascimento, o novo curso de bacharelado possui 3.600 horas, distribuídas em dez semestres e em três núcleos de formação: básico, que compreende 26 disciplinas; profissionalizante, com 12 disciplinas; e específico, que contempla 20 disciplinas e caracteriza a formação do engenheiro ambiental.
 
O curso possui três linhas de formação: gestão e controle ambiental; planejamento ambiental integrado; e tecnologias para intervenção ambiental. O objetivo é capacitar os estudantes em tecnologias de proteção dos recursos hídricos e da qualidade do ar e do solo, assim como incentivá-los no aperfeiçoamento das tecnologias existentes e no desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de controle ambiental.   
 
Mercado de trabalho
 
O engenheiro ambiental é um profissional com formação voltada para a preservação, conservação e controle ambiental. Ele pode atuar em diversas áreas, no setor público ou privado, trabalhando, por exemplo, com: gestão das águas urbanas, saneamento, saúde pública, manejo ambiental e gestão de resíduos sólidos industriais e domésticos. “A profissão exige uma formação integrada nas dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica, com atividades focadas no desenvolvimento sustentável”, afirma o professor Nascimento.
 
Alguns diferenciais
 
Entre os diferenciais do curso de Engenharia Ambiental está a proximidade com o Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e com o mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale. Isso permite, segundo o professor Carlos Nascimento, a inserção em projetos de pesquisa de novos materiais, buscando soluções para o setor industrial, por meio da qualificação de processos, da melhoria de materiais já existentes e do desenvolvimento de produtos e processos inovadores sustentáveis. Também possibilita gerar conhecimentos científico-tecnológicos e propor soluções para problemas ocasionados pelo uso dos recursos naturais decorrentes da industrialização e da urbanização.
 
Outro importante diferencial, na opinião o coordenador do curso, é a integração com empresas instaladas no Feevale Techpark, que permite a criação de um ambiente de convivência e sinergia entre o curso e as empresas de base tecnológica, de indústria criativa e áreas afins. “Isso fomenta a realização de atividades de transferência de tecnologia, de desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e outras de expertise diversas que possam ser agregadas ao parque tecnológico”, conclui Nascimento.
 
Sobre o vestibular
 
As inscrições para o vestibular da Universidade Feevale podem ser efetuadas até o dia 21 de junho, pelo site abaixo ou na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo: Câmpus I ou Câmpus II. A taxa de inscrição para quem se inscrever até o dia 12 de junho é R$ 30,00. De 13 a 21 de junho, o valor será R$ 60,00. A prova acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 9h30min, no Câmpus II.
 
Nesta edição, são oferecidas 2.830 vagas, distribuídas em 48 cursos de graduação. Há opções de bacharelado, licenciatura e tecnologia (cursos de curta duração). Além dos cursos presenciais, nesta edição são oferecidos cinco cursos a distância: Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais. A Instituição oferece opções de financiamento a seus estudantes e diversos benefícios, como por exemplo, desconto para quem tem mais de 50 anos de idade e para quem estudar em fins de semana.  Mais informações: www.feevale.br/vestibularvestibular@feevale.br ou (51) 3586-8811.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.