Tese de acadêmica da Feevale analisa formação docente na área de Letras no Brasil e na Espanha | Universidade Feevale

Tese de acadêmica da Feevale analisa formação docente na área de Letras no Brasil e na Espanha

18/06/2025 - Atualizado 15h58min

Defesa de tese, em banca de dupla titulação internacional, foi nesta semana com participação on-line de professores orientadores da Universidade de Santiago de Compostela

Banca_Jessica

A manhã de quarta-feira, 17, foi especial para a comunidade acadêmica da Universidade Feevale. Foi quando ocorreu a banca de defesa de doutorado da aluna Jessica Daiane Levandovski Thewes, do curso de Processos e Manifestações Culturais com o trabalho Literatura, Cultura e Tecnologias: caminhos para a formação docente em cursos de Letras no Brasil e na Galiza. Trata-se de um momento importante para a Instituição porque a tese é fruto de uma cotutela com a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, uma banca de dupla titulação internacional. Assim, a banca ocorreu em formato híbrido, com os avaliadores brasileiros presencialmente no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e e Extensão (Proppex) e com os avaliadores estrangeiros via plataforma Teams.

A orientação brasileira ficou a cargo dos professores Juracy Ignez Assmaann Saraiva e Daniel Conte, e na Espanha as responsáveis foram as professoras Maria Felisa Rodriguez Prado e Cátia de Azevedo Fronza. O trabalho de Jessica investiga as articulações entre literatura, cultura e tecnologias nos processos de formação de professores de Língua Portuguesa e Literatura a partir da ideia de que a integração crítica desses três eixos é essencial para a construção de práticas pedagógicas capazes de promover a formação leitora, crítica e sensível no Ensino Médio brasileiro e no Ensino Secundário galego.

Antes de apresentar sua tese, a aluna destacou a importância de falar de sua história pessoal como ponto de entendimento e compreensão para o trabalho que desenvolveu. Ela leu um texto que elaborou em forma de crônica para contar sua trajetória desde a infância até sua formação acadêmica e caminho para o doutorado. "Acredito que a nossa história pessoal define as escolhas que fazemos ao longo da vida para defender ideias e projetos, como uma tese", disse.

O objetivo principal da tese de Jessica foi analisar e comparar os currículos dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e também os documentos que regem a educação básica no Brasil e na Espanha. O estudo busca compreender de que maneira literatura, cultura e tecnologias são contempladas na formação inicial de professores e propor adequações curriculares que qualifiquem a abordagem literária no contexto escolar contemporâneo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.