Startup Plus University começa com talk sobre o futuro da educação | Universidade Feevale

Startup Plus University começa com talk sobre o futuro da educação

03/10/2019 - Atualizado 15h12min

Estão participando do evento acadêmicos de diversas instituições do Comung

alunos

Nesta quinta-feira, 3, começou a primeira edição do Startup Plus University, uma competição que ocorrerá em 24 horas, com objetivo de fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios propostos pelas universidades comunitárias. O evento integra o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que ocorre nesta quinta e sexta-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

O talk Revoluções Universitárias, ministrado por Fernando Stanck, coordenador do TecnoUnisc, parque científico e tecnológico da Universidade de Santa Cruz, abriu a programação das atividades e abordou sobre o futuro da educação.

O mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo, nada é previsível, as coisas mudam e não temos previsão do que acontecerá. Para isso, é preciso discutir sobre a educação e as novas tendências”, afirma.

reitor

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, sair da zona de conforto faz parte do desafio.

Serão 24 horas fantásticas de imersão, um momento de adquirir experiências, conhecer os espaços da Universidade, trocar contatos e sair do ponto de conforto. Para a sétima edição do Fórum, era necessário algo novo e, assim, surgiu a ideia de trazermos nossos alunos para dentro do nosso ambiente, ouvi-los e desafiá-los a desenvolver mais que um produto, criar uma metodologia e parceria entre diferentes universidades”, destaca.

carmem

A presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Carmem Lúcia de Lima Helfer, acredita que a educação precisa se reinventar e que este desafio pode auxiliar na mudança.

Este é um momento de unir cursos, pessoas e instituições a fim de transformarmos a educação. Serão horas de inquietude, desafios e, principalmente, de integrar diferentes instituições, por meio dos nossos acadêmicos”, afirma.

Já para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o Startup Plus University é uma oportunidade de saber o que os alunos pensam e desejam dentro de suas instituições.

O evento foi criado pensando em escutarmos o que os alunos têm a dizer, em saber como eles gostariam que a universidade se reinventasse, para que eles se sintam bem e queiram continuar a se desenvolver aqui dentro. É um desafio muito grande para 24 horas, mas acredito que a integração de pensamentos vai fazer a diferença e resultar em ideias realizáveis”, ressalta.

aluna

Estão participando do evento 44 acadêmicos de diversas instituições integrantes do Comung. Para a acadêmica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Laura Andrade (foto), o objetivo da participação é cocriar.

A expectativa é poder trocar conhecimentos e, assim, poder compartilhar e aprender com outros integrantes. É o primeiro Fórum que participo, eu e meu grupo estamos muito empenhados”, diz a mestranda em Gestão da Educação.

Confira as instituições participantes do Startup Plus University:

  • Universidade Feevale
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Universidade de Santa Cruz (Unisc)
  • Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade da Região da Campanha (Urcamp)
  • Universidade do Vale do Taquari (Univates)
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Universidade La Salle (Unilasalle)
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.