Startup Lab busca empresas-âncora para sua segunda fase de implementação | Universidade Feevale

Startup Lab busca empresas-âncora para sua segunda fase de implementação

31/01/2024 - Atualizado 10h42min

startup lab logo

Programa do governo do RS busca a retomada da economia com a inovação como estratégia de desenvolvimento. Na Região Metropolitana e Litoral Norte, segunda fase será liderada pela Feevale

O Startup Lab, programa coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, entra, em 2024, na sua segunda fase de implementação na Região Metropolitana e Litoral Norte (RMLN). O principal objetivo é conectar empresas-âncora, que apresentem desafios e gargalos, com startups, que ofereçam soluções inovadoras. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e com duração de 24 meses, o programa, que na região será executado pela Universidade Feevale, está em processo de identificação e prospecção de empresas-âncora interessadas.

O Startup Lab apresenta um plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. No Ecossistema Regional de Inovação (ERI) - RMLN, as ações e práticas de inovação aberta buscam potencializar o crescimento da região e a articulação entre universidades, comunidade, governo e empresas. Na região, o programa é coordenado por Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale, e conduzido por Aline Oliveira e Silva Iahnke, gestora de Inovação e Tecnologia.

Conforme Bernardo Henrique Leso, diretor Adjunto do Departamento de Ambientes de Inovação da SICT, os números da última edição do Startup Lab, em nível estadual, foram muito animadores, e o objetivo, com o novo edital, é superar esses indicadores.

Tivemos mais de 100 empresas âncoras e 200 startups participantes, com o desenvolvimento de mais de 15 provas de conceito (POC), atendendo a temáticas urgentes do RS, como agro, indústria 4.0 e saúde, entre outros. Pretendemos superar esses números, difundindo a cultura de inovação aberta nas diferentes regiões do estado”, afirma Leso.

Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale, lembra que esta será a segunda vez que a Instituição executará o projeto Startup Lab na Região Metropolitana e Litoral Norte – a primeira experiência foi em 2021.

Naquela ocasião, tivemos a adesão de empresas relevantes na região, o que foi muito importante para plantar uma semente nelas, de que ao dividir seus gargalos com a comunidade e abrir desafios, elas receberiam soluções fora de sua zona de conforto e muito mais assertivas, muitas vezes, do que as pensadas dentro de seus negócios. Com esse segundo recurso, esperamos colher muitos dos frutos plantados em 2021 e agregar ainda mais empresas-âncoras, que possam compartilhar seus gargalos em desafios de inovação aberta”, avalia Daiana.

Inovação aberta

Yuri Ribeiro foi gestor de Inovação e Tecnologia do Startup Lab do projeto anterior e acredita que o programa é atrativo para as empresas-âncora participantes, pois não apenas ajuda a resolver problemas reais dessas organizações, mas também adota a metodologia da Inovação Aberta, voltada para o desenvolvimento da cultura de inovação em empresas do Rio Grande do Sul. “A estratégia promove a conexão entre as empresas e startups capazes de oferecer tecnologias para solucionar seus desafios. Além disso, são realizados workshops com as empresas participantes, proporcionando um momento em que elas podem discutir coletivamente seus desafios, compartilhar experiências e estabelecer parcerias estratégicas benéficas para todos”, explica.

Para as startups, participar do Startup Lab traz um benefício significativo, pois oferece a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços para grandes empresas.

Isso não apenas facilita a realização de negócios, mas também permite o desenvolvimento de provas de conceito e, até mesmo, a conquista de novos clientes. A interação entre as startups e as empresas-âncora não só fomenta a inovação, mas também cria um ambiente propício para parcerias comerciais que podem ser mutuamente vantajosas”, completa Ribeiro.

Atualmente, o programa está na fase de prospecção de empresas-âncora interessadas em participar, que podem ser de todos os tamanhos e segmentos e busquem soluções aos seus desafios e gargalos. A participação no programa não tem custo para as empresas. Mais informações podem ser obtidas no site www.sict.rs.gov.br/startup-lab ou pelo email startuplab.rmln@gmail.com.

Saiba mais

O grupo liderado pela Universidade Feevale conta, ainda, com uma rede de parceiros que incluem: Universidade Federal do Rio Grande – câmpus Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP); FlokiSys; Vibmaster Monitoramento de Condição; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI); Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag); i51 Instituto (Porto Alegre/Capão da Canoa); e Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônica (Sindimetal RS).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.