Reitor Cleber Prodanov falou sobre a primeira turma de acadêmicos formados pela Instituição
O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, participou, nesta segunda-feira, 11, de uma sessão na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Por iniciativa do vereador Enio Brizola, o objetivo foi discutir a importância da primeira formatura do curso de Medicina da Instituição e os benefícios que a graduação trouxe para o município e para os serviços públicos de saúde. O encontro teve a presença, também, da pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, da diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Caren Mello Guimarães, e do coordenador do curso de Medicina, Pedro Lombardi Beria.
Segundo Prodanov, a Feevale possui um compromisso com a região, com a qualificação do curso e com o trabalho comunitário. “Implementar um curso como esse é bastante complexo, mas estamos tendo muita felicidade em fazê-lo. O curso foi avaliado pelo Ministério da Educação e recebeu nota máxima”, destacou.
O reitor explicou, também, que o curso possui envolvimento com o Sistema Único de Saúde (SUS), iniciado no Hospital Municipal e ampliado para unidades básicas de saúde (UBSs), de saúde da família (USFs) e de pronto atendimento (UPAs). “Não é um curso fechado dentro da estrutura da Universidade, pelo contrário, temos 185 alunos que estão trabalhando em unidades de saúde, sem contar os professores. É muito importante que eles conheçam a realidade do SUS para que possam, realmente, fazer uma intervenção qualitativa. Não queremos dar uma formação meramente ambulatorial, mas bastante humanizada. O propósito da Instituição é trabalhar um profissional com esses parâmetros”, explicou.