Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção contará com palestras de nove especialistas do setor | Universidade Feevale

Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção contará com palestras de nove especialistas do setor

27/07/2023 - Atualizado 13h17min

Nona edição do evento, que integra a programação oficial da feira Construsul, acontece em 1º de agosto, nos pavilhões da Fiergs

Seminário Construção Luciana Fonseca, uma das palestrantes do evento

Com o tema Cidades que queremos construir para o futuro, o 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção confirma sua programação com um time de nove especialistas do setor, em evento marcado para o dia 1º de agosto, das 14h às 18h30min, nos pavilhões da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) em Porto Alegre.

Um dos destaques será a palestra do professor Adriano Paranaíba, diretor do Instituto Mises Brasil, que falará da multidisciplinaridade das cidades. “O objetivo é mostrar como os fundamentos da economia urbana podem contribuir para trilhar um caminho multidisciplinar, fomentando a implantação das inovações necessárias para as nossas cidades”, antecipa Paranaíba, que já foi subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória no Ministério da Economia.

Outro ponto alto será a palestra Cidades Responsivas: o usuário como protagonista, ministrada por Luciana Marson Fonseca, diretora e fundadora do Instituto Cidades Responsivas. “Responsividade é produzir respostas observando as relações de causa e efeito. Nesse sentido, uma cidade que tem uma boa equalização entre oferta e demanda está sendo responsiva”, detalha.

Com o propósito de levar informações atualizadas e antecipar tendências, o seminário já reuniu, nas oito edições anteriores, mais de 2,3 mil participantes, entre profissionais e empresários da cadeia da construção civil, engenheiros, arquitetos, fornecedores, acadêmicos e professores. Interessados nesta edição do evento, que integra a programação oficial da feira Construsul e tem apoio institucional da Universidade Feevale, devem se inscrever em www.sinduscon-nh.org.br/seminario. Para participar, ainda é necessário fazer credenciamento de acesso à Construsul, no endereço www.feiraconstrusul.com.br.

Demais temas e palestrantes

Mauricio Linn Bianchi, diretor técnico da Ideazarvos Incorporadora, abordará o case do Cidade Matarazzo, de São Paulo. Já Ricardo Birmann, CEO da Cidade Urbitá, tratará do impacto do urbanismo na liberdade. Camila Gosenheimer, gerente de Inovação da FG Empreendimentos, falará sobre a tecnologia e a inovação para edifícios altos. Rafael Fiorotto, sócio-fundador da TiCO Incorporadora, explanará sobre como as cidades podem ser transformadas pelas pequenas incorporações. Porto Alegre do Futuro será o tema da apresentação de Ricardo Gomes, vice-prefeito da capital gaúcha e ex-secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo. A temática da Inteligência Artificial será tratada por Carlos Henrique Bischoff, gerente comercial da Pix Force, e por Cícero Sallaberry, sócio-fundador da Construflow.

Serviço

  • O quê: 9º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção
  • Quando: 1º de agosto, terça-feira, das 14h às 18h30min
  • Onde: Auditório Claudio Richter, localizado no segundo andar dos pavilhões da Fiergs, em Porto Alegre

Programação

1º ciclo de palestras

  • Porto Alegre do Futuro, com Ricardo Gomes
  • Cidades Responsivas: o usuário como protagonista, com Luciana Marson Fonseca
  • Cidade Matarazzo - desafios da concepção, projeto e execução, com Maurício Linn Bianchi
  • IA na Construção Civil: da segurança dos trabalhadores à qualidade operacional, com Carlos Henrique Bischoff
  • Tecnologias e inovações para edifícios altos – case Boreal Tower (240m), com Camila Gosenheimer

2º ciclo de palestras

  • A multidisciplinaridade das cidades, com Adriano Paranaíba
  • Como pequenas incorporações podem ajudar a transformar nossas cidades, com Rafael Fiorotto
  • Desafios e oportunidades: como a Inteligência Artificial impacta a gestão de projetos, com Cícero Sallaberry
  • Como o Urbanismo impacta a liberdade, com Ricardo Birmann
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.