Semestre começa com discussão sobre violências e direitos humanos nas escolas públicas | Universidade Feevale

Semestre começa com discussão sobre violências e direitos humanos nas escolas públicas

02/08/2023 - Atualizado 14h30min

Pesquisadores do grupo Criança na Mídia da Feevale participaram de seminários de formação docente em Novo Hamburgo

xavier kunst

Na semana que marca o recomeço das aulas do segundo semestre, o grupo de pesquisa Criança na Mídia da Universidade Feevale participou de seminários de formação docente sobre Violências e Direitos Humanos em quatro escolas municipais de Novo Hamburgo. As atividades integraram o planejamento coletivo da rede municipal e estão inseridas nas ações do Convênio Educação Antidiscriminatória, estabelecido entre a Instituição e a Prefeitura Municipal.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst (foto acima), no bairro Canudos, a psicóloga e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, Marluci Meinhart, discutiu com os professores a relação entre violências e gênero no território escolar. O debate teve como foco alguns dos resultados de uma pesquisa realizada sobre saúde mental e relações de gênero na rede pública, na perspectiva da docência. Participaram da discussão, também, a jornalista e mestranda, Luiza Santos, e o acadêmico de Publicidade e Propaganda e bolsista de iniciação científica, Tiago Labes.

Martha Wartenberg

Também no bairro Canudos, os professores da escola EMEB Martha Wartenberg (foto à esquerda) receberam a jornalista e doutora em Processos e Manifestações Culturais, Marina Mentz, para discutir a relação entre violências, infâncias e mídias.

A conversa teve como ponto de partida os resultados de tese de doutorado que analisou a cobertura midiática brasileira sobre violência sexual contra crianças.


Já na EMEB Maria Quitéria (foto à direita), no bairro Roselândia, Alissom Brum, publicitário e mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social, abriu o debate sobre alfabetismo visual e direitos humanos no território escolar a partir de um relato de pesquisa-ação realizada em escolas públicas, utilizando a fotografia para problematizar as violências e promover a cidadania.

A acadêmica de Direito e bolsista de iniciação científica, Juliana Fleck, contribuiu no debate com o corpo docente.

Maria Quitéria


Adolfina

E no bairro São José, a pedagoga e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Fabiane Castilhos, e o jornalista e mestrando em Processos e Manifestações Culturais, Ubiratan Júnior, discutiram a relação entre violências, exclusão e silenciamentos com os professores da EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler (foto à esquerda). Os dois pesquisadores do grupo Criança na Mídia integram a comissão de Direitos Humanos da escola.

Para a coordenadora do grupo Criança na Mídia, Saraí Schmidt, esse conjunto de seminários em diferentes bairros da cidade ratifica a importância do convênio e amplia o impacto social da pesquisa acadêmica na discussão e construção de políticas públicas educacionais que tenham como norteador a erradicação da discriminação e violências no território escolar. Na opinião da pesquisadora, é muito significativa a aproximação dos pesquisadores do grupo com os professores da rede pública para discutir violências em um período em que o território escolar passa por tantos desafios.

É gratificante ver os nossos jovens pesquisadores mobilizados em promover um debate qualificado e comprometido com os professores da escola básica. Discutir violências e infâncias é um tema difícil e desafiador no contexto atual”, afirma Saraí.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.