Atividades acontecem nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, em Brasília
Será lançada nesta terça-feira, 3, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. A atividade, que acontecerá às 17h, na Câmara dos Deputados, integra a Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, que acontece até quarta-feira, 4, na capital federal. O objetivo é abordar o papel das universidades comunitárias e falar sobre questões que vêm sendo discutidas no âmbito educacional, como bolsas, acesso ao ensino superior, permanência dos estudantes, Prouni e Fies, entre outros.
O evento contará com a presença dos reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Rafael Henn (Unisc), Bernadete Dalmolin (UPF), Cátia Nehring (Unijuí), Gelson Rech (UCS), Arnaldo Nogaro (URI), Evania Schneider (Univates), Antônio de Souza Sobrinho (Urcamp) e Fábio Dal-Soto (Unicruz) e o reitor em exercício da Unisinos, Artur Jacobus. Também participarão representantes das Universidades Comunitárias de Santa Catarina (Acafe) e da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).
Nesta terça-feira, às 10h, haverá uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e integrantes das secretarias executivas do Ministério para reforçar a importância das comunitárias para o MEC e sua estrutura. Às 15h o grupo se reunirá com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e equipe. O objetivo é apresentar o modelo comunitário e ampliar as parcerias nas políticas públicas do MCTI.
Na quarta-feira, 4, os reitores participarão, às 11h, de um encontro com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, quando será apresentado o modelo comunitário e seus indicadores. Às 14h, o grupo se reunirá com a Comissão de Educação do Senado e, às 15h, participará de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que terá como tema o futuro das instituições comunitárias de ensino superior.