Reitor da Feevale aponta cenários para o futuro | Universidade Feevale

Reitor da Feevale aponta cenários para o futuro

17/12/2020 - Atualizado 17h19min

Cleber Prodanov falou no Prato Principal da ACI-NH/CB/EV

cleber aci

Foi realizada nesta quinta-feira, 17, a última edição de 2020 do Prato Principal, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, foi o palestrante e falou sobre educação, inovação e as novas perspectivas.

Prodanov iniciou sua apresentação falando dos desafios impostos pela pandemia à sociedade e como todos, sem distinção, foram impactados pelas mudanças. "Quem trabalha com a formação de pessoas, como é o caso da Feevale, precisa se preocupar em buscar alternativas para desenvolver profissionais e cidadãos que possam dar as respostas que esse tipo de situação exige", ponderou.

Ele resumiu sua avaliação do cenário atual citando a máxima do naturalista Charles Darwin: "Não é o mais forte que resiste, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". E a universidade, complementou, não é uma ilha. Pelo contrário, tem papel vital na construção de condições para superar crises, como a imposta pela pandemia. "Se não nos adaptarmos, nos tornamos desnecessários", disse.

Ele revelou dados de uma recente pesquisa: nos próximos cinco anos, em virtude do avanço da tecnologia e das inovações, 85 milhões de empregos serão extintos no mundo.

A notícia boa é que 97 milhões de empregos serão criados. Porém, o perfil destes empregos mudará e é preciso estar preparado para essa nova realidade", salientou.

Entre os setores com maior potencial de automação destacam-se a manufatura, a hotelaria + food service, o transporte + armazenagem, a mineração, o comércio e o atacado varejista. "Nesses setores, os profissionais que seguirão atuando terão que ter novas valências e novos atributos", alertou Prodanov. As principais habilidades no futuro próximo são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, coordenação com outros, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, orientação para o serviço, negociação e flexibilidade cognitiva.

O ano de 2020 acelerou processos e iniciativas inovadoras que estavam sendo implementadas. "Passamos do presencial para o digital, mudou o comportamento de consumo, traduzido no imediatismo e nas soluções de curto prazo. Tudo isso em formatos híbridos, adequados à nova realidade", disse Prodanov. Ele ainda ressaltou a atuação comunitária da Feevale, em especial no apoio ao combate à Covid-19, e também reforçou o diferencial que é a educação na vida das pessoas.

Quem tem ensino superior ganha, em média, 144% a mais do que os que têm ensino médio e 258% a mais que os que só têm o ensino básico".

Por fim, Prodanov lembrou a trajetória da Feevale, que teve seu primeiro vestibular em 1970, ofertando apenas cinco cursos. Hoje, a Universidade conta com três câmpus, 13 polos (sendo um deles na China) e disponibiliza 74 cursos de graduação, com currículos que articulam diferentes áreas do conhecimento, com ambientes de inovação e tecnologia alinhados ao mercado de trabalho e dispondo de uma metodologia de ensino própria, inspirada no modelo finlandês. "O que nos move é a paixão por propor e implantar soluções inovadoras, que transformem a realidade e a geração de valor econômico, social e ambiental", concluiu.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.