Reitor da Feevale aponta cenários para o futuro | Universidade Feevale

Reitor da Feevale aponta cenários para o futuro

17/12/2020 - Atualizado 17h19min

Cleber Prodanov falou no Prato Principal da ACI-NH/CB/EV

cleber aci

Foi realizada nesta quinta-feira, 17, a última edição de 2020 do Prato Principal, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, foi o palestrante e falou sobre educação, inovação e as novas perspectivas.

Prodanov iniciou sua apresentação falando dos desafios impostos pela pandemia à sociedade e como todos, sem distinção, foram impactados pelas mudanças. "Quem trabalha com a formação de pessoas, como é o caso da Feevale, precisa se preocupar em buscar alternativas para desenvolver profissionais e cidadãos que possam dar as respostas que esse tipo de situação exige", ponderou.

Ele resumiu sua avaliação do cenário atual citando a máxima do naturalista Charles Darwin: "Não é o mais forte que resiste, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". E a universidade, complementou, não é uma ilha. Pelo contrário, tem papel vital na construção de condições para superar crises, como a imposta pela pandemia. "Se não nos adaptarmos, nos tornamos desnecessários", disse.

Ele revelou dados de uma recente pesquisa: nos próximos cinco anos, em virtude do avanço da tecnologia e das inovações, 85 milhões de empregos serão extintos no mundo.

A notícia boa é que 97 milhões de empregos serão criados. Porém, o perfil destes empregos mudará e é preciso estar preparado para essa nova realidade", salientou.

Entre os setores com maior potencial de automação destacam-se a manufatura, a hotelaria + food service, o transporte + armazenagem, a mineração, o comércio e o atacado varejista. "Nesses setores, os profissionais que seguirão atuando terão que ter novas valências e novos atributos", alertou Prodanov. As principais habilidades no futuro próximo são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, coordenação com outros, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, orientação para o serviço, negociação e flexibilidade cognitiva.

O ano de 2020 acelerou processos e iniciativas inovadoras que estavam sendo implementadas. "Passamos do presencial para o digital, mudou o comportamento de consumo, traduzido no imediatismo e nas soluções de curto prazo. Tudo isso em formatos híbridos, adequados à nova realidade", disse Prodanov. Ele ainda ressaltou a atuação comunitária da Feevale, em especial no apoio ao combate à Covid-19, e também reforçou o diferencial que é a educação na vida das pessoas.

Quem tem ensino superior ganha, em média, 144% a mais do que os que têm ensino médio e 258% a mais que os que só têm o ensino básico".

Por fim, Prodanov lembrou a trajetória da Feevale, que teve seu primeiro vestibular em 1970, ofertando apenas cinco cursos. Hoje, a Universidade conta com três câmpus, 13 polos (sendo um deles na China) e disponibiliza 74 cursos de graduação, com currículos que articulam diferentes áreas do conhecimento, com ambientes de inovação e tecnologia alinhados ao mercado de trabalho e dispondo de uma metodologia de ensino própria, inspirada no modelo finlandês. "O que nos move é a paixão por propor e implantar soluções inovadoras, que transformem a realidade e a geração de valor econômico, social e ambiental", concluiu.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.