Encontro, que terá participação de pesquisadora da Feevale, acontece nesta segunda-feira, 12, em Porto Alegre
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e integrante do grupo de pesquisa Criança na Mídia da Universidade Feevale, Marluci Meinhart, participará como palestrante no encontro Violência Digital e a Proteção de Crianças e Adolescentes. O evento ocorre na segunda-feira, 12 de maio, às 14h, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Centro, Porto Alegre). O evento contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo dos Santos, e da deputada Federal, Maria do Rosário, integrante da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados Federal.
Pesquisadora da Feevale, Marluci participará da Mesa de Debates sobre Direitos Humanos e Infância e Adolescência no Brasil, quando fará um relato de suas experiências no grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura tendo como foco a relação gênero e saúde mental de crianças e jovens no território escolar. Estarão na mesa de debates algumas das melhores referências no Rio Grande do Sul na área: pesquisadores e agentes públicos que analisam e atuam no impacto das redes digitais na vida de nossas crianças e adolescentes.
O evento ocorre com a parceria da Faculdade de Direito da UFRGS, que tem como objetivo debater o poder das plataformas digitais na indução de comportamentos violentos, misóginos e autodestrutivos em crianças e adolescentes. A proposta é construir um diálogo entre a sociedade civil, as instituições acadêmicas e órgãos operadores do direito com a ministra Macaé Evaristo dos Santos, sobre a responsabilidade da proteção integral e prioridade absoluta em todas as esferas, especialmente nas plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é abordar o grave tema da violência praticada através das plataformas digitais e redes sociais, especialmente contra crianças e adolescentes. Esse é um problema que afeta não só a segurança, mas, também, o desenvolvimento saudável dos jovens no Brasil.
Estudiosos, ativistas da defesa dos direitos das crianças e mulheres e especialistas em tecnologia e redes sociais se reunirão para discutir as responsabilidades e desafios na atuação das plataformas digitais frente ao crescente aumento dos crimes virtuais. O evento visa qualificar o debate sobre a segurança digital e buscar soluções para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes, abordando os limites e responsabilidades das plataformas digitais.