Atividade ocorrerá na próxima segunda-feira, 26, e visa proteger os animais da comunidade indígena contra doenças
A Universidade Feevale, por meio dos projetos de extensão Feevale Pet e Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento, realizará na próxima segunda-feira, 26, a partir das 11h, uma ação de vacinação, vermifugação e microchipagem de cães na comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada na Estrada do Quilombo – Feitoria Seller, em São Leopoldo. A iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar dos animais da comunidade, além de prevenir zoonoses — doenças transmissíveis entre animais e humanos.
Neste momento, a ação contempla apenas cães de moradores da aldeia. Os animais receberão a vacina polivalente, além da aplicação de vermífugo. Antes da vacinação, os voluntários do Projeto Feevale Pet realizarão exames físicos nos cães, a fim de avaliar suas condições de saúde e segurança para receber os imunizantes. Em seguida, será realizada a microchipagem dos animais, com cadastro no sistema PetLink, possibilitando a identificação individual de cada cão. Além dos cuidados com a saúde dos animais, os responsáveis receberão orientações sobre posse responsável, reforçando a importância do cuidado contínuo e do vínculo afetivo com os pets.
Segundo Gabriela Porciuncula Costa, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, a proposta da atividade é sair dos muros da Universidade para levar auxílio às comunidades, ao mesmo tempo em que proporciona experiências práticas para os estudantes. “A comunidade indígena necessita de apoio e informações, especialmente sobre como a saúde dos animais pode impactar diretamente a saúde das pessoas. Um dos objetivos da ação é prevenir que os cães contraiam doenças infectocontagiosas e, consequentemente, evitar a transmissão dessas enfermidades para os moradores da aldeia”, destaca.