Atividade promovida pela Universidade Feevale reuniu acadêmicos em uma competição voltada à resolução de problemas reais
A final do Desafio Design Factory aconteceu na Universidade Feevale na última semana, com as apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo de quatro dias de trabalho. Tendo como cliente a startup Protege Química, as soluções desenvolvidas e apresentadas atingiram as áreas de operação, logística e marketing. Foram apresentados sete trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design, Gestão Financeira e Tecnologia da Informação.
O evento é promovido pela Universidade Feevale, por meio do Centro de Design, em parceria com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e reuniu acadêmicos em uma competição voltada à resolução de problemas reais. Ao longo da semana, os participantes se dividiram em grupos e precisaram desenvolver soluções na forma de projetos, utilizando a metodologia Design Thinking. E para que se preparassem, eles participaram de workshops de prototipagem e de pitch, além de orientações com professores envolvidos no desafio.
Projetos vencedores
O projeto vencedor da atividade foi desenvolvido por Carina Kuhn, Eduarda Vargas, Diogo de Oliveira, Lucas Von Reisswitz, Brendon Kowalski, Vanessa Konzen, João Pedro Backes, William Wunder e João Vitor Schaeffer. A proposta criada foi um site para divulgação, informações e vendas e organização das redes da empresa atendida.
O segundo lugar ficou com um projeto que propôs um sistema de automatização de atendimento e venda, por meio de um Chat Bot para Whatsapp. A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos Sofia Bonfanti, Davi Messa, Vinicius Bischoff, Guilherme do Valle e Maycon Keiber.
Já o terceiro lugar foi para uma proposta de solução na área de logística, que busca prever melhorias nas embalagens da empresa. O projeto foi desenvolvido por Adriele Carpes, Carlos Eduardo Kublick, João Spezzia, Mariah Clara Pegoraro, Letícia Schoninger, Ísis da Silva e Rafael Schmitz.
Parceria com instituição finlandesa na área do Design
A Universidade Feevale tem parceria, desde 2006, com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia. A instituição nórdica, reconhecida pela qualidade de ensino, possui uma unidade do Design Factory, em que os acadêmicos são imersos em uma cultura de resolução de problemas a partir do design, tendo como processo a problematização, definição, idealização, prototipação e teste de novas ideias. Buscando uma aproximação desta rede e da instituição parceira, o Centro de Design da Feevale passou a promover o Desafio Design Factory, que está em sua terceira edição.
Sobre o Centro de Design da Feevale
O Centro de Design da Feevale é um espaço de experimentação, desenvolvendo soluções criativas, pesquisa e estratégia e gerando um impacto sistêmico com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo nos alunos, comunidade e mercado. O Centro desenvolve atividades em parceria com empresas de segmentos específicos, podendo ser contatado para serviços pelo email centrodedesign@feevale.br.