Professor finlandês ministra aulas no curso de Design da Feevale | Universidade Feevale

Professor finlandês ministra aulas no curso de Design da Feevale

17/10/2019 - Atualizado 15h46min

IPSmart

Timo Karppinen, da Häme University of Applied Sciences, realiza workshops e presta assistência em trabalhos acadêmicos

A Universidade Feevale está recebendo o professor Timo Karppinen, da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia. O docente está na Instituição para participar de atividades com o curso de Design e dar continuidade ao IPSmart, aula a distância que ocorreu entre estudantes da Feevale e da Hamk, em setembro. Além disso, Karppinen estará presente no Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que acontecerá entre os dias 22 e 24.

O professor da universidade finlandesa, juntamente com o docente da Feevale, André Conti, está desenvolvendo workshops para os alunos do Design, relacionados ao IPSmart, nesta quinta-feira, dia 17, às 18h, na Cidade dos Contêineres, localizada no Câmpus II da Instituição. Após, às 19h30min, Karppinen participará das disciplinas de projeto do curso de Design e dará consultorias individuais aos alunos que, neste semestre, estão desenvolvendo produtos para a Xalingo Brinquedos.

A edição piloto do IPSmart proporcionou uma integração entre os estudantes do curso de Engenharia Eletrônica, da instituição finlandesa, e do Design, da Feevale, e teve como objetivo focar no desenvolvimento de concepts de design para robôs de aplicação doméstica e tecnologias vestíveis. Os alunos foram orientados no Brasil por Conti e na Finlândia por Karppinen. Os representantes de ambas as universidades apresentarão o projeto durante o evento internacional que ocorrerá na semana que vem.

De acordo com Conti, alguns estudantes têm peças eletrônicas para implementação (digital ou analógica) e Karppinen pretende auxiliá-los. “Vamos aproveitar que o Timo está aqui para fazer esse trabalho de aproximação, que já ocorre por meio do IPSmart e, também, para que ele converse com os grupos que têm uma espécie de eletrônica nas peças e nos jogos para dar um pouco da sua visão, seu parecer e até discutir como eles poderiam implementar isso para um possível protótipo para o final do semestre”, diz.

Sobre o seminário

Neste ano, a Universidade Feevale sediará o Seminário Estratégico Internacional – Beyond: Alliance for Knowledge (BAK). O evento reunirá representantes da Hamk e da VIA University College, da Dinamarca, parceiros estratégicos em cooperação internacional da Feevale. O tema central da atividade é Cooperação com Empresas em Ensino e Pesquisa, que será debatido entre as instituições de ensino.

Parceria internacional

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação.

Legenda da foto: Edição piloto do IPSmart

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.