Produção científica, tecnológica e social ganha força com o Inovamundi | Universidade Feevale

Produção científica, tecnológica e social ganha força com o Inovamundi

26/10/2020 - Atualizado 10h44min

Evento da Universidade Feevale, que pela primeira vez ocorreu no formato virtual, reuniu mais de 1.500 trabalhos

inovamundi

Durante oito dias, o Inovamundi, programa de difusão do conhecimento científico e extensionista da Universidade Feevale, contou com uma série de atividades, sendo considerado um dos maiores eventos da área no país. Realizado no período de 17 a 24 de outubro e, pela primeira vez, no formato virtual, o Inovamundi buscou estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na Educação Básica.

Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi foi aberto pelo reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, que falou sobre A ciência e a Covid-19: a pesquisa brasileira em foco. Integraram o evento a Feira de Iniciação à Pesquisa, o Seminário de Pós-Graduação, a Feira de Iniciação Científica e o Salão de Extensão, além de atividades culturais. Estudantes de instituições do Brasil e do exterior apresentaram mais de 1.500 trabalhos, em cerca de 300 sessões temáticas.

Os alunos destaque contemplados com o primeiro lugar nos eventos vinculados ao contexto universitário serão agraciados com prêmios, que variam desde a concessão de bolsas parciais ou integrais na pós-graduação da Feevale, até a participação em evento de abrangência nacional realizado fora do Estado, conforme a modalidade. O período para usufruir do prêmio é de, no máximo, dois anos, a contar da data de premiação.

Ciência não tem fronteiras
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, considera que o Inovamundi foi um sucesso, sobretudo por ter ocorrido totalmente a distância, com 340 avaliadores e com um grande número de trabalhos apresentados. “O evento mostrou que não há fronteiras para desenvolver pesquisa. A pesquisa brasileira não parou e as instituições estão fazendo a sua parte para fomentá-la”, afirma. Para ele, o programa, que é realizado anualmente, mostra muito o que a pesquisa traz como problema para resolver, mas também aponta as ações comunitárias da Feevale.

Mesmo em época de pandemia, a extensão, que é o fazer fora da Instituição, não parou. Isso é muito gratificante, principalmente porque a função de uma universidade não é só ensino; também é educar pela pesquisa e pela extensão”, conclui.

O professor Rodrigo Staggemeier, assessor de Iniciação à Pesquisa e Extensão, destaca as sessões virtuais, que possibilitaram que pessoas de qualquer lugar do mundo pudessem conferir as apresentações dos trabalhos. “O Inovamundi se consolida, mais um ano, como um dos maiores eventos da área. A distância não ofuscou o brilho de cada apresentação e, em 2020, mostrou que pode estar em todos os cantos do mundo. Isso é a democratização da ciência", ressalta. O doutorando Mauricio Barth complementa:

A avaliação de trabalhos em um evento como este nos dá, enquanto estudantes, a possibilidade de conhecer diferentes temáticas científicas e aprender com pesquisadores de inúmeras áreas de atuação”.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.