Da Rua Para Noia venceu na categoria Projeto
Janifer Prestes, professora líder do projeto social
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) premiou na noite de sexta-feira, 20, os vencedores da 26ª edição do Prêmio Educação RS, nas categorias Projeto, Instituição e Profissional. O projeto social Da Rua Para Noia, da Universidade Feevale, venceu na categoria Projeto e recebeu a estatueta Pena Libertária.
A escolha ocorreu a partir de votação online dos professores associados ao Sinpro/RS, da comissão julgadora e do coletivo de diretores da entidade. Além do projeto Da Rua Para Noia, da Feevale, que venceu na categoria Projeto, foram anunciados outros dois ganhadores: Heloiza Matilde Rabeno, do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na categoria Profissional, e Instituto Superior de Educação Ivoti, na categoria na Instituição.
Da Rua Para Noia é um dos projetos sociais desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale. O objetivo é promover a saúde, os direitos humanos e a cidadania das pessoas que vivem em situação de rua em Novo Hamburgo, contribuindo para a visibilidade social e para a garantia de direitos da população. Em 2022 foram beneficiadas 94 pessoas, ocorrendo 144 atendimentos individuais e 37 coletivos.
Sobre o Prêmio Educação RS
Criado pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar os profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A premiação se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto privada, a partir de indicações da sociedade gaúcha, diretamente pela página da premiação. Desde a sua criação, já foram premiados 24 profissionais, 27 projetos e 24 instituições, além de distribuídas menções honrosas em ocasiões especiais.
Representantes da Feevale na premiação