Pesquisadores e estudantes de dez Estados participam de congresso internacional | Universidade Feevale

Pesquisadores e estudantes de dez Estados participam de congresso internacional

30/08/2018 - Atualizado 16h40min

Até sexta-feira, 31, acontecem, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, o II CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: desafios para o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos nas sociedades contemporâneas, o III Congresso de Indústria Criativa e o IV Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão Social. O objetivo é promover um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos nas sociedades contemporâneas, caracterizadas pela diversidade cultural de seus processos e manifestações. 

Pesquisadores e estudantes de 10 Estados brasileiros – Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – estão participando dos eventos, que tiveram início na noite desta quarta-feira, 29. A pesquisadora Lucia Santaella, doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e livre-docente em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), fez a palestra de abertura.

Lucia abordou o tema comunicação e cultura 4.0 – conectividade expandida. Ela iniciou sua fala dizendo que a coisa mais rica numa universidade, hoje, são os diálogos estabelecidos com jovens talentosos, que querem estudar e aprender. “E nesses grupos de pesquisa temos uma liberdade que às vezes o currículo não nos dá”, afirmou. Em sua explanação, a pesquisadora fez uma mescla das atividades que exerce no curso de Comunicação e Semiótica e, também, no recente curso de Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Antecedendo a palestra de abertura, o coordenador desta segunda edição do CIDI, Gustavo Roese Sanfelice, disse que o evento é uma oportunidade qualificada para a busca de respostas às problemáticas contemporâneas. “O Congresso volta-se à interface entre o Estado e movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias de informação, políticas públicas e inclusão social”, destacou. “Este evento propõe discutir o passado, o presente e o futuro, de modo que possamos vislumbrar o que virá à luz do que vivemos e do que já passou. Estamos aqui para discutir o latente, que surge e ressurge em nossos contextos”, frisou o professor.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, falou da importância da interdisciplinaridade. “Todos os nossos cursos de pós-graduação foram criados a partir da interdisciplinaridade. E isso é uma conquista enorme para nós e para o avanço da ciência brasileira. Que nestes três dias a gente avance, discuta e produza muito”, finalizou.

 

Confira a programação desta sexta-feira, dia 31:

9h: apresentações de trabalhos

14h: credenciamento e lançamento do livro Cidades criativas -  vocação e desenvolvimento, organizado pela professora Mary Sandra Guerra Ashton

14h30min: mesa temática - Educação e desenvolvimento local sustentável, com Gabriel Grabowski (doutor em Educação) e António Gomes Ferreira (doutor em Ciências da Educação), mediado por Dinora Tereza Zucchetti (doutora em Educação)

16h30min: mesa temática - Indústria criativa e desenvolvimento socioeconômico, com João Luiz de Figueiredo Silva (doutor em Economia) e Aline Bueno (mestranda em Design Estratégico), mediado por Mary Sandra Guerra Ashton (doutora em Comunicação Social)

19h30min: palestra de encerramento: Experiência estética, produção partilhada do conhecimento e tecnologias da comunicação, com Sérgio Bairon (pós-doutor em Comunicação e Semiótica)

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.